Bullying em destaque no Repórter Justiça

14/05/2010 12:40 - Atualizado há 9 meses atrás

O Repórter Justiça desta semana mostra o que é o bullying e como identificá-lo. O termo inglês é usado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou um grupo com o objetivo de intimidar ou agredir alguém incapaz de se defender.

O programa também mostra os ambientes mais propícios para esta prática nociva: a escola, onde a zombaria, a discriminação, a violência física e a colocação de apelidos depreciativos são frequentes; e a internet, em que as manifestações já são conhecidas como “cyberbullying” – pode ser um e-mail ameaçador ou um comentário ofensivo, publicado de forma aberta em alguma comunidade virtual que ultrapassa as fronteiras da rede mundial de computadores e vira uma perseguição física no universo real, com a intenção explícita de desestabilizar a vítima dos ataques.

Apresenta ainda a história de uma jovem – por razões de segurança não será identificada no Repórter Justiça – que descobriu que seus contatos profissionais estavam recebendo informações falsas sobre ela, porque um agressor virtual conseguiu alterar a senha do seu e-mail profissional. “No primeiro momento, a gente se assusta. Você nunca imagina que alguém vai adulterar a sua senha. Eu realmente fiquei muito assustada, aí você começa a pensar, supor que as pessoas estão querendo te prejudicar de tal forma” desabafa a vítima de bullying

O Repórter Justiça vai ao ar nesta sexta-feira, às 21h30. Horários alternativos: domingo, 18h30; segunda-feira, 10h30; quarta, 18h; quinta, 13h30. O programa também está disponível no Youtube: www.youtube.com/stf.
 

Fonte: TV Justiça

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.