“Biografias Especial” exibe depoimento exclusivo de Ilmar Galvão

02/05/2003 15:27 - Atualizado há 8 meses atrás

O programa “Biografias Especial”, da TV Justiça, exibe neste sábado, dia 3, às 20h30, depoimento exclusivo do ministro Ilmar Galvão (foto), que se aposenta do Supremo Tribunal Federal hoje, data em que completa 70 anos – idade-limite para aposentadoria, segundo a Constituição Federal.


 


Desde sua posse em 26 de junho de 1991, ele ocupou a cadeira nº 4 da Suprema Corte brasileira. Mas, em sua trajetória de vida, o menino pobre, nascido na cidade de Jaguaquara, no interior da Bahia, não imaginava que um dia ia ser juiz, tampouco chegar ao STF.


 


Sua grande paixão na juventude foi a engenharia, porém quis o destino que sua vida profissional seguisse outro rumo. Após a aprovação em 1º lugar no concurso para ingresso no Banco do Brasil, no estado da Bahia, decidiu fazer Direito para ser advogado do Banco, mas a ida para o Acre o fez mudar de planos, seguindo, então, o caminho da magistratura.


 


No “Biografias Especial”, o ministro Ilmar Galvão fala de sua infância, do sonho de ter um curso superior, da vida no Acre, da criação da Faculdade do Rio Branco, de seu ingresso na magistratura e das nuanças de seu trabalho na região Norte, quando acumulou a responsabilidade pelas comarcas do Acre, Rondônia e Distrito Federal.


 


Galvão também fala sobre sua nomeação ao então Tribunal Federal de Recursos, hoje, Superior Tribunal de Justiça, e de sua investidura no cargo de ministro do STF.


 


O ministro ainda comenta a relatoria do processo criminal contra o então presidente da República, Fernando Collor de Mello, onde sofreu acusações da mídia de estar “sentado sobre o processo” – que chegou a cerca de 150 volumes – por ter sido nomeado ao cargo de ministro pelo próprio presidente Collor. Ilmar Galvão revela que sofreu ameaças contra sua pessoa e sua família.


 


Por fim, ele relembra a condução das Eleições Gerais de 1998 – a maior da história do país até aquele momento -, com a instituição da urna eletrônica em diversos pontos do país, dando continuidade ao que o seu antecessor, ministro Carlos Velloso, havia iniciado. Para ele, as eleições de 98 foram um dos momentos mais emocionantes de sua vida.


 


#EC//AMG//AM

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.