Biblioteca do STF recebe dossiê comemorativo dos 800 anos da Universidade de Salamanca
Na tarde desta terça-feira (11), a Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, do Supremo Tribunal Federal, recebeu a visita do professor Ricardo Munoz Singi para a entrega do Dossiê Comemorativo do VIII Centenário da Universidade de Salamanca, celebrado em 2018. A comemoração é um evento de caráter internacional que recebeu a qualificação de Ato de Estado pelo Governo da Espanha. A obra é um resumo dos 800 anos da Universidade, que, ao lado das Universidades de Oxford, de Paris e de Bolonha, é uma das quatro mais antigas do mundo.
Embaixador da universidade no Brasil, Munoz cita trecho do documento que destaca a passagem de figuras históricas importantes pela instituição, como o romancista Miguel de Cervantes, o navegador italiano Cristóvão Colombo e o tenor Plácido Domingo, que recebeu o título de Doutor Honoris Causa. “Foi em uma sala da universidade que Colombo traçou o caminho com o objetivo de descobrir as Índias e chegou até a América”, disse.
O Dossiê Comemorativo, segundo o professor, está sendo entregue às principais bibliotecas brasileiras. “É uma honra trazer essa obra para abrilhantar ainda mais essa biblioteca tão rica, com tantas obras importantes para a história do nosso país”, afirmou. A universidade conta com o posto de embaixador em 17 países estratégicos no mundo, com a função de estabelecer um elo entre essas nações e intermediar os intercâmbios.
SP/EH