Biblioteca do STF recebe certificado de qualidade (atualizada)
O presidente do Supremo Tribunal Federal participou hoje (30/5) da solenidade de entrega do certificado de qualidade NBR ISO-9001/2000 recebido pela Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, do STF. Segundo o Inmetro, a Biblioteca do STF é a primeira do país a receber a certificação.
“Sentimo-nos reconhecidos por alcançar esse prêmio. Nossa caminhada é no sentido do aprimoramento constante”, afirmou o ministro Marco Aurélio.
“O ISO é o certificado de que um processo de realização de um produto ou serviço obedeça à um padrão internacional de qualidade”, explicou o coordenador da Qualidade no STF, Ivan Bonifácio. Segundo ele, são princípios da qualidade o foco no cliente e as constantes melhorias. “O índice de satisfação tem sido de 90%”, declarou Bonifácio.
O processo de implantação do Sistema de Gestão pela Qualidade, baseado na norma ISO-9001/2000, na Secretaria de Documentação, iniciou-se em fevereiro de 2003 e concluiu-se, em tempo recorde, no dia 22 de maio, quando a Fundação Carlos Alberto Vanzolini, validou o padrão de qualidade da Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal.
A certificação ISO 9001/2000, que tem por escopo o “atendimento das necessidades de informações de usuários internos e externos, referentes às pesquisas de doutrina jurídica e de legislação”, possui validade de 3 anos.
A implantação desse sistema resultou na economia de tempo e de recursos, na diminuição do retrabalho, ou seja, da repetição de atividades, e na maior rastreabilidade da pesquisa, com a finalidade de permitir ao cliente saber em qual fase se encontra. A otimização de rotinas e a melhoria permanente dos resultados são outros benefícios do projeto.
Segundo a secretária de Documentação, Maria Cristina, “para atingir a meta de certificação, nós tivemos o apoio da administração, a conscientização dos funcionários e a existência dos meios necessários. Só tendo associados esses três requisitos é que foi possível obter o certificado”.
Algumas áreas das Secretarias Judiciária e de Informática já receberam o certificado.
Ainda durante o evento, foi lançado o livro “Homenagens prestadas aos ministros que deixaram a Corte no período de 1997 a 2002”.
A seguir, frases do ministro Marco Aurélio contidas no livro:
“Algumas falas sintetizam magistralmente a biografia dos membros da Corte, evitando-se, desse modo, o esquecimento, nos desvãos do tempo, de perfis ímpares, a servirem de luz e estímulo aos brasileiros. Noutras, enfatizam-se lições de Hermenêutica incorporadas à Jurisprudência do Tribunal, frutos de anos a fio de consagração ao sublime ofício de julgar, ensinamentos a consubstanciarem genuíno norte, em se cuidando da difícil arte de interpretar e fazer valer a vontade do legislador”.
Ao final da cerimônia, o ministro Marco Aurélio recebeu uma placa em homenagem à sua gestão como presidente do STF.
PALESTRA
A Comissão de Ética do Supremo Tribunal Federal promoveu na tarde de hoje (30/5), palestra ministrada pelo presidente da ONG União Planetária, o advogado trabalhista Ulisses Riedel, com o tema “A ética que salvará o mundo”. A palestra teve por finalidade despertar o servidor para a importância da atuação ética na Administração Pública.
Na abertura do evento, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Marco Aurélio, lembrou um artigo que escreveu sobre o tema, veiculado pela imprensa, no qual citou uma frase do ex-governador, já falecido, Mário Covas: “no Brasil, quem tem ética parece anormal”.
Segundo o presidente do STF, “a Ética na Administração Pública tem muito a ver com a paz social, que tem de ser buscada passo a passo”.
“Sempre tive grande admiração ao comportamento ético do STF. Posso dizer com segurança que estou em uma Casa de Ética”, afirmou Riedel durante a palestra, ressaltando que o respeito, a honestidade, a seriedade e o atendimento atencioso são algumas das características de um serviço ético no Serviço Público.
Presidente do STF recebe certificação (cópia em alta resolução)
#EC#JB/SS//AM