Bafômetros reprovados pelo Inmetro e crime de lavagem de dinheiro em destaque na Rádio Justiça
Quatro bafômetros utilizados pela Polícia Rodoviária de Goiás para flagrar motoristas que bebem antes de dirigir foram reprovados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). No total, sete aparelhos foram testados. Os equipamentos são sensíveis e precisam passar por avaliação anual, conforme determina a portaria nº 6/2002, do Inmetro. Esse é um dos destaques do “Jornal da Justiça – 1ª Edição” de segunda-feira (21). Sobre o assunto, acompanhe entrevista com o advogado especialista em Direito Processual Penal Marcelo Di Rezende. O “Jornal da Justiça – 1ª Edição” vai ao ar das 6h às 8h da manhã.
Punições para trapalhadas de árbitros de futebol em discussão no “Regra do Jogo”
O ex-presidente da Comissão Nacional de Arbitragem Édson Rezende comenta no programa deste fim de semana o tipo de punição adequada para o juiz que entrou bêbado para apitar um jogo e para aquele que errou ao anular um pênalti. Além das punições para as trapalhadas dos árbitros, um pouco da história, dos ídolos e jogos inesquecíveis do Goiás no quadro “Paixão Nacional”, que conta com a participação do promotor de Justiça e torcedor Robertson Alves. O “Regra do Jogo” vai ao ar neste sábado (19), às 14h, e domingo, às 20h30.
Crime de lavagem de dinheiro é tema do “Espaço Forense”
Lavagem de dinheiro é um conjunto de operações comerciais ou financeiras destinadas a incorporar na economia de cada país recursos, bens e serviços originários ou ligados a atos ilícitos. Em termos gerais, lavar dinheiro é fazer com que produtos de crime pareçam adquiridos legalmente. Sobre o assunto, o “Espaço Forense” de segunda-feira (21) entrevista o professor do curso de pós-graduação em Advocacia Criminal João Carlos Castellar, autor de obra sobre o tema. Também participam do programa o juiz federal José Paulo Baltazar Júnior, titular da 1ª Vara Criminal de Porto Alegre, e o coordenador do do Centro de Apoio Operacional de Combate a Organizações Criminosas, o promotor Rodney da Silva. O programa começa às 11h.
“Hora Legal” apresenta perfil do eleitorado brasileiro
O Brasil tem 130,4 milhões de eleitores aptos a votar em outubro. Mais da metade é do sexo feminino. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Apenas nos estados do Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins há mais eleitores homens. Para falar sobre o perfil do eleitorado, o “Hora Legal” de segunda-feira (21) entrevista o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Dutra Janino. A partir das 8h da manhã.
Indenização por erro de diagnóstico em debate no "Direito Direto"
O Estado de Goiás foi condenado a pagar indenização de R$ 30 mil a Rosimeire Silveira Pereira. Em outubro de 2006 ela tentou doar sangue e foi surpreendida com o resultado positivo de HIV. O fim de um relacionamento de 14 anos por desconfiança de traição foi apenas um dos problemas ocasionados pelo resultado errado. Além do casamento desfeito, ela foi discriminada pela família e amigos, sem contar o sofrimento de conviver com o vírus. O valor da indenização foi justo ou não? O “Direito Direto” debate com especialistas. A partir das 15h de segunda-feira (21).
Radionovela sobre o crime da “gambiarra” estréia segunda-feira (21)
Luís Carlos é o irmão caçula de Marjorie, uma perua que vive praticamente só em uma das casas mais ricas da cidade. Cheio de dívidas e fugindo da polícia por ter instalado gambiarras em toda a vila onde morava, ele pede asilo na casa da irmã, que o acolhe a contragosto. Ela é casada com Duarte, um empresário que vive viajando. Os filhos do casal, Duarte Júnior e Elizabeth, estão em um colégio interno na Suíça. Na mansão, a única companhia de Marjorie é o mordomo Ronald. Ao longo da história, Marjorie vê seu mundo ruir ao saber da falência da empresa do marido e das “gambiarras” feitas por ele e por todos na casa para manter a aparência para a alta sociedade. Esse é o enredo da novela “Gatos e Gambiarras”, que estréia na segunda-feira (21) no “Justiça em Cena”. São cinco capítulos que falam sobre as conseqüências da prática da “gambiarra”, que é crime de furto e dá cadeia. “Gatos e Gambiarras” será veiculada em nove horários, de segunda a sexta-feira: às 5h50, 10h50, 13h50, 14h50, 17h50, 20h50, 23h50, 1h50, 3h50. Sábado e domingo, às 20h, a rádio apresenta o compacto com a história completa.
Radioagência Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.gov.br.