Autoridades comentam posse da ministra Ellen Gracie
A posse da ministra Ellen Gracie como presidente do Supremo Tribunal Federal contou com a presença de diversas autoridades dos três Poderes da República e do Ministério Público. Todos foram unânimes em ressaltar o momento ímpar na história do país, assim como a atuação segura e técnico-jurídica da ministra em sua carreira como magistrada.
Veja os depoimentos a seguir:
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva
“A relação com o Supremo é uma relação institucional independentemente de quem seja, se mulher ou homem, tanto na presidência do Supremo quanto na presidência da República, ou seja, é uma relação institucional, respeitosa, uma relação de poderes autônomos. Eu acho que se as mulheres conseguirem conquistar os espaços que estão conquistando, logo, logo, elas serão maioria em tudo. Aliás, eu acho que em nossas casas elas já são autoridade máxima”.
Presidente da OAB-DF, Estefânia Viveiros
“Esse é um momento ímpar, da primeira mulher estar assumindo um dos poderes da República, sem dúvida representando todas as mulheres da carreira jurídica. Depois de anos e anos conseguimos afastar o preconceito, ultrapassar barreiras, conquistar como está sendo o caso da ministra Ellen Gracie com muita competência, com o currículo fantástico e representando muito bem todas nós. Então é um dia de festa, um dia histórico, de comemoração e muita expectativa também para o desenvolvimento das atividades da ministra”.
Ministro aposentado do Supremo Maurício Corrêa
“É um dia festivo para a nação brasileira, sobretudo para as mulheres que, pela primeira vez, ascendem à presidência do Supremo Tribunal Federal e, virtualmente, a presidência da República, porque não há dúvida de que a qualquer hora em que o presidente se ausentar, quem irá assumir a presidência da República é ela [Ellen Gracie], sobretudo se os que estão na ordem constitucional, para assumir, forem candidatos. Acho que vai ser uma relação muito boa, a dela com os outros poderes. O Supremo estará muito bem representado e o poder Judiciário com uma mulher de fibra e de raça”.
Senador Antônio Carlos Magalhães
“É um dia histórico para o país quando uma mulher chega à presidência do Supremo pelos seus méritos e pelo seu senso total de responsabilidade.”
Governador de Minas Gerais, Aécio Neves
“É realmente um momento único. Todos os brasileiros, não só as mulheres, que acreditam numa nação mais igual, mais justa e mais solidária, se sentem homenageados com a presença da ministra Ellen, não apenas na presença de uma mulher, mas uma mulher absolutamente capacitada e que certamente dará, ao Brasil, um sentido diferente, a partir de agora, de que realmente as oportunidades são cada vez mais democratizadas no Brasil”.
Advogado-geral da União (AGU), Álvaro Augusto Ribeiro da Costa
“A nação cresce hoje. Na verdade, esse é apenas um momento que retrata um crescimento que vem de longa data, mas esse retrato é muito instrutivo e multiplicador. Nós todos nos regozijamos por isso”.
Conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Germana Moraes
“Podemos dizer que a magistratura brasileira está em festa porque, pela primeira vez, uma ministra assume a presidência do Poder Judiciário”.
Presidente da Associação Brasileira de Magistrados, Rodrigo Collaço
“Vejo com extrema satisfação porque a ministra Ellen vai representar não só bem, não só as mulheres, mas vai representar muito bem toda a magistratura brasileira porque é uma pessoa capaz, inteligente, uma magistrada vocacionada. Então é um momento de satisfação da magistratura, de muito orgulho para todos nós que temos plena consciência do trabalho que ela desenvolveu”.
Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Marco Antônio Barbosa Leal
“Como todo brasileiro, vejo com expectativa e com renovável esperança por tratar-se de uma jurista do mais alto nível e com uma sensibilidade já demonstrada reiteradas vezes. Por isso, a nossa esperança se agiganta e se projeta para o futuro”.
Presidente do PFL, Senador Jorge Bornhousen
“É um grande acontecimento, não só por ser mulher, mas sobretudo por ser uma grande jurista e uma pessoa de extraordinária integridade. O Supremo vive um momento de grande felicidade. A busca de harmonia entre os poderes tem sido incessante, permanente, mas eu tenho muita confiança na capacidade e nas qualidades da presidente do Supremo” .
Deputada Zulaiê Cobra (SP)
“Para nós mulheres brasileiras feministas que lutamos por tantos anos para que as mulheres pudessem ocupar espaço em todos os cargos é uma vitória muito grande”.
Ex-ministro do TSE Fernando Neves
“Seria lugar comum repetir que é a primeira vez que uma mulher assume uma importante função, mas a ministra Ellen tem características próprias. O mérito que ela tem não é por ser mulher, é por ser quem ela é, uma juíza exemplar, uma pessoa preocupada com a aplicação do Direito e da Justiça. Eu acho que o país ganha, e muito, hoje”.
Deputada federal Yeda Crusius (RS)
“Eu não tenho dúvida de que a qualidade das relações entre os Poderes muda, pela qualidade da ministra Ellen Gracie e pelo momento histórico que a gente vive hoje. Ela própria disse que quem merece as homenagens são todas as mulheres brasileiras. É um momento histórico de uma guinada na direção das próprias prioridades e ritmos do Supremo Tribunal Federal e da Justiça no país”.
Governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto
“É um orgulho das mulheres e dos homens do Rio Grande do Sul tê-la como presidente do Supremo Tribunal Federal. O discurso dela mostra como ela vê a Justiça e que é preciso avançar para que essa Justiça possa se aproximar cada vez mais da sociedade”
Senadora Roseana Sarney (MA)
“Para nós mulheres é uma satisfação muito grande em ter uma mulher no poder como presidente do Supremo. Então é uma realização e um orgulho, já que nós fazemos parte desse mundo e pela primeira vez estamos tendo essa oportunidade. Tenho muita confiança, muita admiração pela ministra e acredito que ela vai fazer um excelente trabalho e demonstrar o que as mulheres sabem fazer”.
Ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff
“Este é um momento absolutamente relevante, não só para nós mulheres, bem como para o conjunto dos cidadãos brasileiros. A ministra Ellen Gracie representa uma conquista que o século XXI não podia deixar de registrar, que é o fato de uma mulher atingir o mais alto posto da Justiça no Brasil. O discurso da ministra me comoveu pela absoluta simplicidade e a imensa clareza, além do fato da percepção de Ellen Gracie, de que a justiça é algo que se constrói por todos e significa necessariamente um mundo melhor. Emocionou-me o simbolismo da cerimônia e sobretudo a personalidade da ministra que mostra uma imensa tranqüilidade. Tenho grande orgulho do País ter uma mulher dessa qualidade na direção da sua mais alta corte”
Governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Matheus
“Acho muito importante a ministra Ellen Gracie estar assumindo o comando do Supremo. Peço a Deus que lhe dê bastante discernimento para que ela possa conduzir a Justiça de nosso país. Espero que Ellen siga o exemplo de Débora, no Livro dos Juízes, na Bíblia Sagrada, que foi uma juíza que efetivamente fez justiça pela população. Assim tenho certeza que assim a justiça estará sempre presente no Brasil.”
Ministro aposentado do Supremo Sidney Sanches
“Hoje é um dia de festa para a mulher brasileira e para os magistrados do Brasil. Um acontecimento ímpar na história do Supremo Tribunal Federal, do Judiciário e do País. A ministra Ellen traduz, muito bem, a vocação do magistrado, daqueles que tem espírito público, interesse pelos problemas nacionais e pode contribuir decisivamente para o aprimoramento da justiça no Brasil”.