Autoridades comentam a posse do ministro Cezar Peluso na Presidência do STF

23/04/2010 20:10 - Atualizado há 9 meses atrás

A posse do ministro Cezar Peluso na presidência do Supremo Tribunal Federal e do ministro Ayres Britto, na vice-presidência, ocorrida na tarde desta sexta-feira (23), contou com a presença de diversas autoridades. Confira os depoimentos a seguir:

Presidente do Senado Federal, José Sarney
“Grande magistrado, um grande juiz e, sem dúvida, fará uma grande administração à frente do Supremo Tribunal Federal.”

Presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer
“A nossa expectativa é muito positiva. Pelo discurso, eu verifiquei que é alguém que vai, naturalmente, prestigiar a magistratura nacional, vai fazer com que ela volte ao patamar que deve ocupar no cenário nacional e vai estabelecer uma harmonia absoluta entre os Poderes, o que muito me agradou.”

Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Cesar Asfor Rocha
“Um homem de muitos predicados, um magistrado reconhecido, de alta respeitabilidade, profundo conhecedor do Direito, desse mundo jurídico brasileiro e de uma sensibilidade também política na sua melhor expressão. O Poder Judiciário brasileiro vai estar muito bem comandado pelo ministro Cezar Peluso, subsidiado na vice-presidência do Supremo pelo ministro Carlos Ayres Britto.”

Ex-governador de São Paulo, José Serra
“O ministro Peluso é um homem preparadíssimo e fez um pronunciamento que substituiu a retórica pelo conteúdo e pela emoção. Uma das melhores coisas que eu já ouvi falar a respeito de Direito, do Poder Judiciário e da missão que tem um juiz no país, e que ele próprio terá como presidente do STF."

Ministro aposentado do STF, Sydney Sanches
“É um grande amigo, um colega da magistratura de São Paulo e meu vizinho de muitos anos na capital paulista, mas, o que importa, é que ele é um homem brilhantíssimo. A dignidade, a cultura e a coragem em pessoa e acho que o Supremo será muito bem servido e o país também.”

Ministro aposentado do STF, Maurício Corrêa
“Pela seriedade, pelo equilíbrio, pela cultura jurídica dele, pela experiência, vai ser um período fértil como presidente aqui do nosso querido Supremo Tribunal Federal.”

Ministro aposentado do STF, Xavier de Albuquerque
“Tenho certeza que o desempenho do ministro Cezar Peluso vai ser excelente.”

Ministro aposentado do STF, Sepúlveda Pertence
“É sempre um momento importantíssimo esse ritual da transferência da Presidência do Supremo e este especificamente confia a direção da Casa e a chefia do Poder Judiciário nacional a um magistrado excepcional, tanto do ponto de vista intelectual e do ponto de vista ético quanto da visão política bem demonstrada em seu pronunciamento. O Supremo continua em boas mãos."

Governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius
"Em primeiro lugar, vim me despedir do presidente da Corte com quem convivi. É a segunda vez que posso fazer isso, pois vim me despedir da ministra Ellen Gracie, estou me despedindo do ministro Gilmar Mendes e estou dando as boas vindas ao novo presidente de uma Corte, que é reconhecida hoje por sua estabilidade e o seu zelo pela Constituição. Quero desejar ao ministro Cezar Peluso, com a responsabilidade que ele tem de nesses próximos dois anos, que continue esse caminho de evolução permanente da Suprema Corte. Então estou muito feliz de poder estar aqui olhando, participando e, na verdade, desejando que as instituições brasileiras sejam cada vez mais firmes e isso vai acontecendo à medida que o tempo passa."

Ex-ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos
"Espero uma grande gestão. Eu conheço o ministro Cezar Peluso há bem mais de 30 anos, advoguei junto com ele quando ele era juiz auxiliar corregedor. Conheço as suas qualidades. Tive a honra de assinar a nomeação dele depois do presidente Lula para a cadeira de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) de modo que eu tenho certeza de que ele vai fazer uma grande gestão. Existe a responsabilidade de ele vir depois do ministro Gilmar Mendes, que fez uma gestão importante no STF e uma gestão importante no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Eu acho que o ministro Peluso vai seguir esse caminho com as suas peculiaridades, com as diferenças individuais que marcam as duas personalidades. Tenho certeza de que ele fará uma gestão que ficará marcada para na história do Poder Judiciário brasileiro, não só no Supremo, mas talvez, principalmente, no CNJ."

Presidente da Anamatra, Luciano Athayde Chaves
"A nossa expectativa (magistrados) é a melhor possível. Acreditamos que essa renovação é muito saudável sempre para as instituições, seja Judiciário, Executivo e Legislativo. A expectativa que se renova hoje é a de haja um diálogo institucional e também o progresso, não somente aqui da jurisprudência do Supremo, mas também no avanço institucional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cuja presidência agora passar a ser do ministro Peluso. Acreditamos que os desafios são muito grandes para dar continuidade ao trabalho de seus antecessores porque a tarefa do CNJ é longa e há muito o que fazer."

Advogado-geral da União, Luís Inácio Adams
“É uma gestão que deve continuar o bom trabalho que vem sendo realizado e os avanços já conquistados. Eu acho que o ministro Peluso é um homem de capacidade técnica e jurídica inquestionável eu acho que ele vai, com certeza, avançar mais do que já se conquistou nesses últimos anos. A AGU já se colocou à disposição para colaborar com a Corte, sendo um parceiro importante do STF, e eu acredito que nada deverá mudar nesse sentido."

Presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Antonio Carlos Bigonha
“A expectativa é grande em razão da renovação da cúpula do Supremo Tribunal Federal. E, em se tratando do ministro Peluso, que é um juiz de carreira, então nós temos a expectativa de que a gestão da mais alta Corte do país será ainda melhor com o ministro Peluso e também com o ministro Ayres Britto."

Presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Fernando Mattos
“A expectativa da Ajufe é muito positiva. O ministro Cezar Peluso, com mais de 40 anos de carreira na magistratura, passou por todos os níveis da nossa carreira: foi juiz de Direito, desembargador no Tribunal de Justiça de São Paulo e chegou ao Supremo Tribunal Federal. A gente espera exatamente um fortalecimento da magistratura, uma aproximação cada vez maior da Justiça com o cidadão para que nós possamos prestar um serviço público de qualidade e agilizar o Poder Judiciário. Mas é preciso também mostrar à sociedade que já há uma carga de trabalho muito grande sobre os ombros dos juízes. Isso ficou demonstrado agora na Meta 2, no esforço para o seu cumprimento, quando julgamos os processos ajuizados até 2005. Então a nossa palavra é de muito apoio ao novo presidente, ministro Cezar Peluso, e ao novo vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ayres Britto, que são recebidos com uma expectativa muito positiva por toda a magistratura federal.”

Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri
"O ministro Cezar Peluso assume hoje a presidência de um dos três Poderes do Estado, que é o Judiciário. Estamos aqui para poder presenciar e apoiar o seu trabalho. É um trabalho muito delicado, é a Justiça e, numa sociedade, Justiça é fundamental, na medida em que é o instrumento que serve para poder conviver pacificamente e também dirimir os problemas e os conflitos. Naturalmente, é preciso muito equilíbrio, sabedoria e competência e acredito que todas essas qualidades Cezar Peluso as tem em sumo grau. A Igreja, naturalmente, o apoia pelo fato de que ele assuma uma responsabilidade desta no contexto como é o atual. É claro que a Justiça integra os direitos humanos. Aqui estou para parabenizar o novo presidente do STF. O conheço bastante bem, então estou seguro de que ele vai fazer um trabalho muito bom e importante para o país."

Corregedor Nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp
“Nós todos do Judiciário, especialmente os integrantes do Conselho Nacional de Justiça, estamos confiantes na experiência, na serenidade, no bom-senso e na incisividade do ministro Cezar Peluso. Eu acho que o Judiciário brasileiro está ganhando um grande líder, a exemplo do que foi Gilmar Mendes.”

Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), desembargador Antonio Carlos Viana dos Santos
“O ministro Peluso tem 43 anos de carreira e eu tenho 42. É muita experiência. A gente começa numa cidade pequena, vai para uma média, vai uma grande, depois vai para o tribunal, e com isso você vai angariando conhecimento com o cidadão, com o povo que é o usuário do nosso serviço. O ministro Peluso vai pegar duas reformas: a do Código de Processo Penal e a do Código de Processo Civil, e sempre o Supremo Tribunal Federal tem interferência. Isso sem falar que estamos no aguardo de uma nova Lei Orgânica da Magistratura (Loman). Ele sempre se preocupou com essa parte legislativa, como disse em seu discurso, porque a gente depende de uma boa legislação para fazer justiça.”

Governador de Sergipe, Marcelo Déda 
“A minha expectativa com relação à gestão Peluso é muito positiva. O ministro, ao assumir a Presidência do STF, reafirmou a sua trajetória de magistrado. Revelou a experiência de quem, há mais de quatro décadas, fez do ato de julgar a principal vocação de sua vida. Eu creio que é um ganho extraordinário, porque sendo a Corte Constitucional  que é, o Supremo não deixa de ser também um tribunal, e ter um juiz no comando dessa instituição, com as ideias que tem o ministro presidente é algo que traz muita expectativa positiva para todos nós brasileiros."

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.