Associação dos Procuradores de Estado entra com ADIN no Supremo

05/07/2001 17:44 - Atualizado há 4 meses atrás

A Associação Nacional dos Procuradores de Estado (ANAPE) entrou hoje (05/07) no Supremo Tribunal Federal com uma ação direta de inconstitucionalidade (2475) pedindo a suspensão da lei 7.249/98, aprovada pela Assembléia Legislativa da Bahia e sancionada  pelo governador  do Estado,  que  dispõe sobre  o sistema de  seguridade social dos  servidores públicos baianos. 


A ANAPE pede ao STF que reconheça da impossibilidade de o estado promover descontos previdenciários nos proventos da aposentadoria dos servidores públicos, em face de outras normas constitucionais, vigentes quando da edição da lei estadual impugnada e que ainda permanecem inalteradas. 


Ainda na ação de inconstitucionalidade, a associação pede que o STF, no exercício da  sua missão institucional, examine a constitucionalidade da lei estadual impugnada, que,  embora editada depois da Emenda Constitucional 20, vai contra dispositivos da Constituição de 1988, que não foram revogados ou alterados pela emenda.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.