Artistas com deficiência expõem suas obras no STF a partir desta terça-feira (23)

23/06/2009 20:54 - Atualizado há 9 meses atrás

Até a próxima quinta-feira (25), o Supremo Tribunal Federal realiza a I Mostra de Artes do "STF Sem Barreiras". A exposição faz parte do Programa de Inclusão Social das Pessoas com Deficiência no Supremo que, entre outras funções, busca adaptar áreas que necessitam de modificações para receber esse público.

No evento, os trabalhos de seis artistas com deficiência estarão expostos no túnel de acesso ao edifício-sede do STF. Desses artistas, três produzirão obras durante a exposição.

O primeiro dia da mostra conta com a participação do artista plástico Clênio Ventura, 39 anos, que é tetraplégico e faz pintura com a boca. Ventura faz parte da Associação dos Pintores com a Boca e com os Pés (APBP). O artista mostrará seu trabalho e estará pintando quadro na tarde desta terça-feira.

Na quarta-feira (24), outra artista plástica que realiza pintura com a boca vem ao Tribunal. Utilizando a técnica acrílica sobre tela, a pintora Rose Orth também vai pintar um quadro e mostrar suas obras. Rose teve poliomielite quando tinha um ano e quatro meses, e a doença a deixou com sequelas nos braços e nas pernas.

No mesmo dia, a ceramista Marta Guedes, deficiente visual, que também terá seus trabalhos artesanais em cerâmica expostos, estará no STF acompanhando a exposição. O escultor Flávio Luís, 39 anos, que possui deficiência visual há nove anos, criará uma obra durante o último dia da mostra.

Nos três dias de evento também estarão expostos os trabalhos do escultor César Achkar, 45 anos, que é deficiente visual, e da artista plástica Melina Pedroso, 25 anos, portadora de Síndrome de Down.

No STF, outras medidas de acessibilidade serão tomadas em breve, como a instalação de piso tátil, telefones para deficientes auditivos e faixas antiderrapantes.

Serviço

I Mostra de Artes do "STF Sem Barreiras" – Programa de Inclusão Social das Pessoas com Deficiência no STF

Local: Túnel de acesso ao edifício-sede

Horário: 12h às 17h

 

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.