Após TV Justiça, emissoras de Brasília (DF) poderão transmitir em sinal digital
Nesta quarta-feira (22), as emissoras de televisão em Brasília poderão se unir à TV Justiça, que desde abril do ano passado exibe sua programação em canal aberto por meio de sinal digital. A chegada da nova tecnologia às demais emissoras da cidade foi formalizada em cerimônia realizada às 12h de hoje no Palácio do Buriti, do governo do Distrito Federal.
No evento, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, assinou os termos de consignação dos canais de TV digital para as emissoras de Brasília (DF). Com isso, a capital federal tornou-se a 16ª cidade do país a receber a tecnologia. Mas nem todas as emissoras brasilienses estão preparadas para incorporar a nova tecnologia à programação.
Segundo informações do Ministério das Comunicações, a partir de hoje somente a TV Globo transmite a programação em sinal digital. A TV Justiça transmitiu por meio da nova tecnologia nos últimos 12 meses em caráter experimental, no canal aberto 52. Agora, com a assinatura dos termos de consignação, essa transmissão foi oficializada em caráter definitivo. A TV Brasil, segundo informa o Ministério, transmite o sinal digital em caráter experimental.
Durante a cerimônia, o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, anunciou que, por ocasião das comemorações do aniversário de 50 anos de Brasília, em 2010, será inaugurada a torre projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer para abrigar os transmissores digitais da cidade. A obra será construída no morro Colorado e promete abrigar um museu da televisão.
Representantes de todas as TVs públicas e privadas do país participaram do evento desta quarta-feira.
RR/EH