Abertura do segundo semestre no STF e projeto de lei sobre abuso de autoridade em destaque na Rádio Justiça

01/08/2008 19:25 - Atualizado há 12 meses atrás

A sessão de abertura do segundo semestre do ano Judiciário, realizada hoje, foi marcada por apoio às decisões proferidas pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, durante o recesso de julho. Esse é um dos assuntos do “Jornal da Justiça – 1ª Edição” de segunda-feira (4), na Rádio Justiça.

Adoção internacional é outro tema do noticiário. O juiz-corregedor João Machado de Souza Júnior, secretário da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) na Paraíba, é quem fala sobre o assunto. Entre as funções da Ceja está a de manter um cadastro geral atualizado de interessados nacionais ou estrangeiros em adotar crianças e adolescentes brasileiros. O “Jornal da Justiça – 1ª Edição” vai ao ar das 6h às 8h.

“Folhetim” analisa super-homem sob a ótica da Justiça

O super-homem é tema do “Folhetim” deste fim de semana. O programa que analisa casos tirados da ficção e explica como seria a aplicação na vida real, com base na legislação brasileira e em tratados internacionais, revela que, sob a ótica da Justiça, o super-herói pode não ser o que parece. O programa vai ar neste sábado (2), às 14h30, e domingo, ao meio-dia.

“Na Trilha da Vida” apresenta procurador ao som de Pink Floyd e Legião Urbana

O músico e procurador regional da República Paulo Jacobina é o convidado do “Na Trilha da Vida” desta semana. A história profissional e pessoal do procurador é contada ao som de suas músicas prediletas. Acompanhado de violão ou gaita, ele também interpreta canções de Pink Floyd, Gilberto Gil, Legião Urbana e algumas regionalistas. O programa vai ao ar neste sábado (2), às 9h e 21h.

Polêmica do Brasileirão em destaque no “Regra do Jogo”

Clubes do Paraná combinam resultado de partida para passarem de fase no Brasileirão e vão parar na Justiça. Esse é um dos destaques do programa deste fim de semana. E ainda: a poucos dias para o início das Olimpíadas de Pequim, na China, o Iraque poderá participar da competição. Um acordo de última hora permitirá que pelo menos dois atletas do país disputem os jogos. No quadro “Paixão Nacional”, o juiz do Trabalho no Paraná Murilo Carvalho conta como faz para matar a saudade do clube do coração: o Bahia. O “Regra do Jogo” vai ar neste sábado (2), às 14h, e no domingo, às 20h30.

Abuso de autoridade é tema do “Espaço Forense”

O presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, recebeu nesta semana do deputado federal Raul Jungmann (PPS/PE) uma proposta de projeto de lei que visa coibir o abuso de autoridade. O parlamentar, que é presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, pretende apresentar a proposta ao Congresso Nacional no segundo semestre deste ano e quer que o projeto seja amplamente discutido antes de entrar na pauta para votação. Durante visita ao STF, ele lembrou que a lei em vigor (4.898/65) ainda remete a situações previstas na Constituição de 1946. O deputado Raul Jungmann é um dos entrevistados do “Espaço Forense” de segunda-feira (4). Também participam do programa o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Antônio Braga e o advogado criminalista Celso Vilardi. A partir das 11h.

“Hora Legal”: Tribunal de Justiça fluminense substitui versão impressa por Diário da Justiça Eletrônico

O Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ/RJ) começou a funcionar nesta sexta-feira. O novo instrumento substitui a versão impressa do Diário Oficial do Estado e pode ser acessado gratuitamente pela internet. A mudança deverá gerar economia de aproximadamente R$ 4 milhões aos cofres do tribunal, além de proporcionar facilidade e agilidade na comunicação das informações para advogados e público em geral. Para mais detalhes, o “Hora Legal” de segunda-feira (4) entrevista ao vivo o presidente do TJ/RJ, desembargador José Carlos Schmidt Murta Ribeiro. A partir das 8h.

“Direito Direto” responde de quem é a Voz do Brasil

O mais tradicional noticiário de rádio do país está no ar há mais de 70 anos. É a Voz do Brasil, transmitido de segunda a sexta pela Rádio Nacional. Em 1995, o programa entrou para o Guinness Book (Livro dos Recordes) como o mais antigo do Brasil, mas o noticiário não é unanimidade. Entre as emissoras de rádio obrigadas a retransmitir o noticiário e os ouvintes em geral, o programa desperta ódio e paixão. Afinal, depois de 70 anos no ar, qual o futuro da Voz do Brasil? A resposta no “Direito Direto” desta segunda-feira (4), a partir das 15h.

“Justiça em Cena” estréia radionovela sobre erro médico

Reginaldo foi ao hospital com dor aguda. O diagnóstico: apendicite. Operado pelo excêntrico doutor Borborema, ele sente algo esquisito na barriga. De volta ao hospital, Reginaldo descobre que há um relógio dentro do seu corpo. Ele resolve denunciar o doutor Borborema ao Conselho Regional de Medicina e acionar a Justiça. Doutor Borborema perde o registro médico. Mais tarde, ele volta disfarçado do misterioso Doutor Palito, criador da maravilhosa fórmula Palito de Emagrecimento. E agora é a vez de Perla, mulher de Reginaldo, ser mais uma vítima das armações do médico.  “Sem Remédio”, a novela da Rádio Justiça sobre erro médico e charlatanismo estréia na segunda-feira (4). Acompanhe de segunda a sexta, em nove horários: às 5h50, 10h50, 13h50, 14h50, 17h50, 20h50, 23h50, 1h50, 3h50.

Radioagência Justiça

Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente.

A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site  www.radiojustica.gov.br.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.