A dialética entre segurança e justiça em destaque no programa Academia
Nesta semana, o programa "Academia"", da TV Justiça, debate “Os Comportamentos Contraditórios no Direito Privado”. Um estudo científico apresentado pela mestre Elena de Carvalho Gomes ao programa de mestrado em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. O estudo aponta que, no Direito, nem sempre as circunstâncias relevantes para o caso concreto estão contidas nas normas. “No momento que se criam as regras, nascem modelos abstratos de conduta. O concreto é o resultado antecipadamente estabelecido. O desvio dos padrões previamente fixados podem eventualmente dar ensejo à configuração de situações marcadas por intolerável teor de injustiça”, diz a mestre.
Os convidados para debater o assunto são: Flávio Salles, advogado e professor do curso de Direito do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), e Aíston Henrique de Sousa, professor do curso de Direito do Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB).
O programa "Academia" destaca ainda: a bibliografia utilizada no desenvolvimento da dissertação de Elena de Carvalho Gomes. No espaço reservado aos estudantes apresenta o mestrando em Direito e Políticas Públicas, Lucas Noura Guimarães que fala sobre o curso e as dificuldades encontradas para estudar. O "Academia" atualiza a lista de teses que são apresentadas neste final de semestre nas instituições de ensino superior e mostra o perfil de Luiz Rafael Mayer, ministro aposentado do STF.
O programa "Academia" é um espaço aberto ao conhecimento e busca a participação de toda área. O endereço eletrônico é academia@stf.jus.br. A estreia é neste domingo, às 20h30, pela TV Justiça.
Horários Alternativos: quarta-feira – 19h30 / quinta-feira – 10h
Fonte: TV Justiça