2ª Turma presta homenagem ao jurista Claus-Wilhelm Canaris

O professor, falecido em 5 de março, exerceu considerável influência sobre a organização dos precedentes do STF especialmente quanto à eficácia dos direitos fundamentais nas relações privadas.

06/04/2021 15:20 - Atualizado há 8 meses atrás

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), no início da sessão desta terça-feira (6), prestou homenagem ao professor e jurista alemão Claus-Wilhelm Canaris, falecido no dia 5 de março.

Considerado um dos maiores especialistas em Direito Civil no mundo, Canaris foi professor de direito privado e comercial na universidade de Munique até 2015, quando se aposentou. Também foi autor de luminosos estudos sobre os problemas das lacunas no ordenamento jurídico e sobre a eficácia dos direitos fundamentais nas relações privadas.

Em nome do colegiado, o ministro Edson Fachin ressaltou sua influência na formação da jurisprudência do STF e no pensamento jurídico brasileiro. “Será difícil, senão impossível, esquecer o exemplo que ele nos lega, o de que apenas o estudo sério e desapaixonado dos conceitos jurídicos contribui para ordenar uma sociedade complexa”, disse.

SP/EH

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.