1ª Turma julgou 5.449 processos em 2011
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou no decorrer deste ano 5.449 processos, conforme informou a presidente do colegiado, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, ao término da sessão desta terça-feira (13). Os julgamentos deste ano superaram em 60% os de 2010, quando 3.400 processos foram julgados pelo colegiado. Em 2012, a Turma será presidida pelo ministro Dias Toffoli.
Em sua última sessão na presidência do colegiado, a ministra Cármen Lúcia destacou a colaboração dos ministros que compõem a Primeira Turma (Dias Toffoli, Luiz Fux e Marco Aurélio) e da Procuradoria da República, sempre presente nos julgamentos. Também agradeceu a dedicação dos servidores, assessores, secretários, seguranças e advogados, pessoas fundamentais para o trabalho do colegiado.
A ministra desejou a todos que aproveitem o recesso para se recompor, com o objetivo de “chegar no próximo ano com mais compaixão do que nunca”. Segundo ela, a compaixão, juntamente com a seriedade, o estudo e a disciplina são características imprescindíveis ao trabalho de um juiz, sobretudo na Turma, onde são julgados “problemas que as pessoas têm no curso de suas vidas, sendo extremamente difícil tentar realizar a Justiça no caso concreto”.
No encerramento da sessão, o ministro Marco Aurélio elogiou o trabalho desempenhado pela presidente da Primeira Turma no ano de 2011. Ele destacou que a ministra Cármen Lúcia coordenou o colegiado “com maestria e fidelidade ao que está estabelecido no regimento e com apego à liturgia do cargo”. O ministro classificou ainda como “profícuo” o desempenho do colegiado em 2011, que julgou 2.000 processos a mais do que em 2010, sempre “visando alcançar a almejada Justiça”.
Em 2012, a presidência do colegiado ficará a cargo do ministro Dias Toffoli. Cada ministro dirige o trabalho das Turmas por um ano, conforme previsto na Emenda ao Regimento Interno da Suprema Corte número 25, que instituiu o sistema de rodízio na presidência desses órgãos colegiados.
MC/EH