Judiciário e Executivo iniciam negociações para implantação do PCS

25/04/2006 22:07 - Atualizado há 12 meses atrás

O  ministro do Planejamento, Paulo Bernardo,  recebeu hoje (25/04), em seu gabinete, o diretor-geral do Supremo, Sérgio Pedreira, para iniciar as negociações visando a aprovação do Projeto de Lei nº 5845/2005 que cria o novo Plano de Cargos e Salários do Servidor Público do Judiciário da União, do Distrito Federal e dos Territórios (PCS). A visita havia sido agendada, em conversa preliminar, com a presidente do Supremo, ministra Ellen Gracie.

O ministro declarou que o poder Executivo quer manter a boa relação que existe, tanto com o poder Judiciário como com o Legislativo, para tratar a questão da maneira mais adequada possível, "com boa vontade e disposição para o diálogo, não abrindo mão da franqueza para analisar as condições orçamentárias. Acho que temos condições de fazer uma boa negociação e resolvermos isso num prazo rápido, o que seria o ideal”.

Paulo Bernardo disse, ainda, que o ministério disponibilizou uma equipe técnica para, em conjunto com os técnicos do STF, equacionar as questões iniciais que levarão ao avanço das negociações de forma rápida e segura.

O diretor-geral do Supremo, Sérgio Pedreira, saiu otimista da reunião preliminar com o secretário-executivo do Ministério, João Bernardo. Ele afirmou que encontrou uma disposição bastante favorável em acolher o pleito do Judiciário, visando a implantação do PCS. "Estamos com a expectativa de que as negociações vão prosseguir para uma solução favorável no sentido de termos, ainda neste exercício [2006], a implantação desse projeto.”

Sérgio Pedreira  informou que a relação do STF com as entidades sindicais tem sido positiva.  A ministra Ellen Gracie já recebeu representantes da Federação Nacional dos Trabalhadores do Poder Judiciário e do Ministério Publico da União (Fenajuf) e do  Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União (Sindjus). Nesses encontros a ministra antecipou a sua intenção de iniciar as negociações com o ministro do Planejamento. Também se discutiu a apresentação de emendas ao projeto de lei.

Por fim, o diretor-geral do Supremo adiantou que pretende “manter os servidores totalmente informados sobre o andamento das tratativas através do site [do Supremo] e das representações sindicais”.

 IN/CG

 

 
 Diretor-geral sai otimista da reunião com Paulo Bernardo (cópia em alta resolução)

 

 

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.