Brasília 65: sede do STF foi inaugurada junto com a nova capital
Instalação definitiva em Brasília ainda levaria mais 40 dias

Brasília comemora 65 anos em 2025, e a data de sua inauguração ― 21 de abril de 1960 ― também carrega outro marco simbólico: a instalação do Supremo Tribunal Federal (STF) na nova capital. A sessão inaugural aconteceu às 9h30 da manhã, horas depois de Juscelino Kubitscheck, então presidente da República, receber a chave da cidade.
“Cabe-me, neste momento, a honra excepcional de inaugurar a sede do STF na nova capital”, declarou o ministro Barros Barreto, presidente do Supremo à época. “Esta obra monumental parece simbolizar, na sua imponência, a magnitude e importância de um dos Poderes da República ― a Justiça ― em sua cúpula”.

Grandeza x leveza
A nova sede do STF foi projetada por Oscar Niemeyer para surgir de forma imponente e sólida, mas ainda assim dar a sensação de flutuar sobre a Praça dos Três Poderes. A intenção do arquiteto modernista era expressar o equilíbrio entre a grandeza e a leveza que a instituição representa para a República, em contraste com a opulência eclética do antigo prédio do STF no Rio.
Transferência definitiva
Embora a nova sede tenha sido inaugurada junto com a cidade, a mudança definitiva do STF para Brasília ainda levaria mais 40 dias, durante os quais foram decretadas férias forenses. Na prática, o Tribunal continuou a funcionar de forma provisória no Rio até que toda a estrutura do Judiciário tivesse sido transferida. A primeira sessão plenária só aconteceria em 15 de junho.
(Gustavo Aguiar//CF)