Edição especial da Revista Suprema traz entrevista com Ailton Krenak

Versão digital já está disponível para leitura gratuita

09/04/2025 17:27 - Atualizado há 1 semana atrás
Imagem colorida com fundo azul, sobre ele aparece a capa da revista suprema e, ao lado, uma página de dentro da revista com foto de ailton krenak, um home indígena que usa o cocar na cabeça.

A Suprema – Revista de Estudos Constitucionais lançou nesta quarta-feira (9) edição especial com entrevista com Ailton Krenak, ativista político indígena, professor, filósofo, poeta, contador de histórias e escritor, autor de obras fundamentais como “Ideias para adiar o fim do mundo” e “Futuro Ancestral”. A versão digital já está disponível para leitura gratuita.

Na entrevista, Krenak compartilha reflexões sobre a atuação do Poder Judiciário na efetivação dos direitos dos povos originários, o fortalecimento da democracia e a relação entre os seres humanos e a Terra. Suas palavras convidam à reflexão sobre temas que atravessam a subjetividade de todos os indivíduos e compõem o que ele chama de uma verdadeira “poética de existência”.

Em consonância com sua trajetória intelectual e seu pensamento, Krenak analisa os impactos históricos dos processos coloniais e reafirma a importância de caminhos que valorizem a diversidade de saberes e experiências. Em diferentes momentos, sua fala vai conduzir leitoras e leitores à percepção de que a ciência, para ser plena, precisa estar aberta a outros modos de conhecimento e diálogo.

Esta edição especial conclui a série de publicações do Dossiê temático “Ações, processos e litígios estruturais na jurisdição constitucional”, com artigos que retratam o empenho da academia em trazer formulações que permitam a transição de um estado complexo de desconformidade constitucional para um cenário de respeito aos direitos humanos, especialmente em relação aos mais vulneráveis.

Esta edição conta ainda com três artigos internacionais assinados pelas professoras Kim Lane Scheppele (da Princeton University, em Nova Jersey, EUA), Rosalind Dixon (da Faculdade de Direito da University of New South Wales, em Sydney, Austrália) e Marcela Prieto Rudolphy (da Universidad Adolfo Ibáñez, em Santiago, Chile e da University of Southern California’s Gould School of Law, em Los Angeles, EUA) e com o trabalho inédito de Ramiro Castro Garcia, professor na Universidad de la República Uruguay, em Montevideo, Uruguai).

A Suprema – Revista de Estudos Constitucionais é organizada pela Secretaria de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação (SAE). Informações ou dúvidas quanto a temas que não constem na página do periódico podem ser obtidas pelo e-mail revistasuprema@stf.jus.br.

Acesse aqui a revista em português, em inglês e em espanhol.

(Virginia Pardal//CF)

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.