STF disponibiliza relatório de gestão 2024 com avanços em áreas de atuação do Tribunal
Disponível no portal da Corte, documento traz os principais resultados alcançados em 2024

Está disponível no portal do Supremo Tribunal Federal (STF) o relatório de gestão referente a 2024, segundo ano do ministro Luís Roberto Barroso na Presidência do Tribunal. O documento reforça o compromisso da Corte com a transparência e a prestação de contas à sociedade.
Na apresentação do relatório, o ministro Barroso destaca que a eficiência na prestação dos serviços à sociedade brasileira é uma prioridade de sua gestão, e o cidadão deve estar no centro da atuação da Corte. “Esse é o maior investimento que podemos fazer para o desenvolvimento da nossa democracia”, afirmou.
Ainda segundo o presidente, em 2024, “o STF avançou significativamente em diversas frentes, tendo como fio condutor o alinhamento entre inteligência humana e inteligência artificial, a fim de aproximar o Tribunal e a Constituição da sociedade, com transparência e integridade”.
Diferenciais
O Relatório de 2024 apresenta como diferencial a abordagem dos impactos sociais das metas estratégicas do Tribunal, em articulação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com o valor público gerado.
Seguindo o norte da gestão “Aproximar o Supremo e a Constituição da sociedade”, o documento apresenta as principais iniciativas adotadas pelo STF em 2024 e os resultados obtidos. Além disso, os julgamentos de especial relevância foram organizados por temas, evidenciando sua relação com os ODS e sua contribuição para valores como a segurança jurídica e a proteção dos direitos fundamentais.
Para facilitar a compreensão e ampliar o alcance das informações, o relatório foi elaborado com linguagem simples e objetiva e conta com infográficos e elementos visuais que tornam a navegação mais intuitiva e informativa.
O ano de 2024 marcou avanços significativos na implementação do Plano Estratégico da Gestão 2023/2025, com 65% das metas traçadas para o biênio já alcançadas. Além disso, houve redução expressiva do acervo processual e ampliação do uso de inteligência artificial para otimizar o gerenciamento dos processos e antecipar novas controvérsias jurídicas.
Destaques de 2024
O STF registrou avanços importantes em diversas frentes. No campo jurisdicional, reduziu em 33% os temas de repercussão geral pendentes de julgamento e em 36% os processos de controle concentrado, superando a meta de 20% para ambos os casos.
Na aproximação com a sociedade, a Corte intensificou ações de comunicação e educação, como a expansão do programa STF na Escola, a implementação da Ouvidoria do STF, o lançamento do aplicativo TV Justiça+ e do boletim Informação à Sociedade e a realização de novas exposições no Museu do Tribunal.
Na agenda de sustentabilidade e inclusão, destacou-se o programa STF + Sustentável, com iniciativas como a parceria para construção de usinas fotovoltaicas, o projeto STF Carbono Zero e a eliminação do uso de garrafas plásticas. Também houve avanços em acessibilidade por meio do STF Sem Barreiras, além de ações voltadas à saúde mental e à valorização dos servidores.
Na área de tecnologia, o STF lançou a ferramenta de IA generativa MARIA e expandiu o sistema VitorIA, promovendo maior eficiência e segurança jurídica.
Veja íntegra do documento neste link ou acesse pelo portal do STF em “Transparência e Prestação de Contas/Relatórios de Gestão”.
(Cairo Tondato, Allan Diego Melo//CF)