Reformas no STF alteram acessos a partir desta sexta (20)
Obras vão afetar acesso à garagem subterrânea do Anexo I e ao restaurante. Estacionamento não-pavimentado do Panteão e portaria da via S2 também ficarão fechados.
A partir desta sexta-feira (20), o Supremo Tribunal Federal (STF) iniciará reformas em suas dependências, o que afetará diversos acessos ao prédio durante parte do recesso judiciário.
As obras impactarão a garagem subterrânea do anexo I, o estacionamento não pavimentado do Panteão da Pátria, a portaria da via S2 e o restaurante do Senac localizado no subsolo do anexo I. A previsão de término é 31 de janeiro de 2025.
As reformas estão sendo conduzidas pela Secretaria de Administração de Serviços e Gestão Predial do STF.
Veja o que muda:
Portaria central do Anexo 1
A portaria da via S2, localizada em frente ao Tribunal de Contas da União e onde chegam as vans do STF, ficará fechada. O acesso ao anexo 1 será pela Esplanada dos Ministérios (via S1). Outra forma de acessar as dependências do STF será pela portaria principal do anexo 2 – o prédio espelhado.
Restaurante do STF
O restaurante-escola do Senac, localizado no subsolo do anexo 1, será fechado para adequação a normas de vigilância sanitária e segurança do trabalho.
Com o atendimento no restaurante comprometido, a Secretaria de Segurança do STF montou um esquema para o acesso dos motoristas de delivery. As entregas poderão ocorrer por duas portarias: a portaria central do anexo 1 ou a principal do anexo 2.
Garagem subterrânea
A garagem subterrânea do Anexo 1 será fechada para pintura e adequação às normas de acessibilidade e de combate a incêndio. As marcações no piso serão substituídas por pintura epóxi, mais resistente e com maior visibilidade.
O fluxo de veículos e pedestres será completamente interditado. Dependências situadas no subsolo do anexo I como banheiros, vestiários, almoxarifado, depósitos de limpeza e a ASTRIFE ficarão inacessíveis até a conclusão das obras. O acesso à central técnica da TV Justiça ficará restrito a profissionais autorizados.
Por causa das obras, os veículos estacionados na garagem do anexo I devem ser retirados até 19 de dezembro. Os carros que ficarem no local após essa data estarão sujeitos à remoção.
Estacionamento do Panteão da Pátria
A parte não pavimentada do estacionamento do Panteão da Pátria também ficará fechada para manutenção e adequação às normas de segurança. Apenas as vagas marcadas no asfalto estarão disponíveis.
Funcionários e visitantes previamente registrados no STF e que venham à Corte de carro serão orientados a parar no estacionamento ao lado do edifício-sede, com acesso pela via S1. A entrada ficará restrita a quem apresentar crachá de identificação.
Para quem não tem crachá, a alternativa é o estacionamento da Procuradoria-Geral da República (PGR), acessível pela via S2. O STF disponibilizará van para o trajeto entre o estacionamento da PGR e a rotatória próxima ao anexo 2 A.
Serviço de vans
A van que faz o percurso entre o STF e o estacionamento da PGR vai operar de maneira contínua entre as 7h e as 21h, e sob demanda depois desse horário. A van que faz o trajeto entre o STF e a Rodoviária do Plano Piloto segue operando normalmente. Ela funciona de forma contínua entre as 20h05 e as 21h e a cada 30 minutos entre as 21h e as 23h30.
Táxi e carros de aplicativo
Por motivos de segurança, o embarque e desembarque de usuários de táxis e carros de aplicativo serão feitos na guarita instalada na faixa de acesso ao estacionamento localizado na via S1.
(Gustavo Aguiar)