Presidente da Corte Suprema de Justiça da Guatemala visita o Supremo
O presidente do Supremo, ministro Nelson Jobim, recebeu nesta segunda-feira (13) a presidente do Organismo Judicial e da Corte Suprema de Justiça da Guatemala, Beatriz Ofelia de Leon Reys, que visita o Brasil pela primeira vez. Ela veio conhecer o funcionamento do Poder Judiciário brasileiro e conversar sobre o acordo de cooperação entre o Brasil e a Guatemala.
Em entrevista à imprensa, a presidente da Corte Suprema da Guatemala falou sobre a importância da aproximação entre os dois países. Beatriz Reis acredita que a Justiça tem que interagir com a política. Esta relação, segundo ela, é um elemento importante para as relações bilaterais entre os países interessados em negócios com Guatemala e o Brasil. Beatriz Reis disse que existe um alto volume de trabalho na Justiça da Guatemala e que pretende melhorar o acesso à Justiça no país.
A presidente Beatriz Reys lembrou, ainda, que as Cortes Supremas são garantias para a segurança jurídica entre os países do Mercosul. Beatriz Reis é a primeira presidente mulher da Corte Suprema da Guatemala. Segundo ela, é preciso ter responsabilidade e ser observadora da lei para que se cumpram os processos de maneira severa e estrita.
Jobim recebeu uma recordação da Guatemala e presenteou a presidente da Corte Suprema Beatriz Reis com livros de fotos arquitetônicas de Brasília.
DB/FV