Supremo homenageia ministros integrantes da Academia Brasileira de Letras
A histórica união entre o universo da literatura e o das Ciências Jurídicas foi reforçada na tarde desta segunda-feira, com a realização de uma sessão solene no plenário do Supremo Tribunal Federal. Na oportunidade, dez ministros do Supremo, membros da Academia Brasileira de Letras (ABL) foram homenageados.
O ministro Marcos Vinicios Vilaça, do Tribunal de Contas da União e atual presidente da ABL, proferiu o primeiro discurso. “Viemos dizer muito obrigado. A academia merece essa deferência”, declarou Vilaça.
Orador da sessão, o ministro Eros Grau, do Supremo, falou (discurso) sobre a trajetória de cada um dos homenageados. Ele enfatizou a importância jurídica e literária dos ministros e membros da ABL, citando textos e obras mais conhecidas de cada um deles, bem como suas respectivas participações em alguns julgamentos que se destacaram na história da Suprema Corte. “É magnífico, formidável podermos celebrar agora, nesta tarde de carinho e afeição, os que a mágica do tempo transporta ao nosso convívio”, ressaltou Eros Grau.
Em nome da Academia Brasileira de Letras, falou o acadêmico Alberto Venâncio Filho. “A ABL sente-se honrada pela homenagem que o Supremo lhe presta”, disse ele, durante a cerimônia.
Ao manifestar o reconhecimento do estreito intercâmbio entre as duas instituições o presidente do Supremo, ministro Nelson Jobim, afirmou que “o futuro depende de sua memória para elogiar o passado e não repetir seus erros”.
Estavam presentes na solenidade o presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros; os senadores e acadêmicos Marco Maciel e José Sarney, presidentes de tribunais superiores, o advogado-geral da União, Álvaro Augusto Ribeiro Costa, desembargadores, membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), servidores do Supremo e familiares dos homenageados.
Confira os nomes dos ministros homenageados:
Lúcio de Mendonça
Rodrigo Octávio Filho
Pedro Lessa
João Luís Alves
Ataúlfo de Paiva
Hermes Lima
Aníbal Freire
Candido Motta Filho
Evandro Lins
Oscar Dias Corrêa
EC/FV