Inscrições para audiência pública sobre relação entre motoristas e plataforma digital terminam nesta quinta (21)
A audiência pública, convocada pelo ministro Edson Fachin, será no dia 9/12.
Termina nesta quinta-feira (21), às 11h59, o prazo de inscrição para participar da audiência pública convocada pelo ministro Edson Fachin para discutir direitos e deveres entre motoristas de aplicativos de transporte e plataformas digitais que oferecem o serviço. A audiência será no próximo dia 9/12, e os pedidos devem ser enviados para o endereço eletrônico AudienciapublicaTEMA1291@stf.jus.br.
Os participantes serão selecionados pelo ministro Fachin com base em critérios de representatividade, especialização técnica e conhecimento do tema, garantindo-se a pluralidade da composição da audiência e dos pontos de vista a serem defendidos.
O ministro é relator do Recurso Extraordinário (RE) 1446336, com repercussão geral reconhecida (Tema 1.291), em que a Uber do Brasil Tecnologia Ltda. questiona decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que reconheceu vínculo de emprego entre a empresa e um motorista. Para a Uber, o entendimento do TST afronta os princípios constitucionais da livre iniciativa e da livre concorrência e atinge todo o novo modelo de negócios de “economia compartilhada” de trabalho intermediado por plataformas tecnológicas.
Segundo o ministro Fachin, a questão está conectada com os debates globais sobre as dinâmicas de trabalho na era digital. Embora o tema já esteja em discussão nos Poderes Legislativo e Executivo, o relator entende que o Judiciário também deve dialogar com pessoas físicas e jurídicas, entidades, especialistas e instituições e, assim, contribuir para fortalecer a segurança jurídica.
(Virginia Pardal//CF)
Leia mais:
24/10/2024 – STF fará audiência pública para discutir vínculo empregatício entre motoristas e plataformas digitais