Novembro Roxo: iluminação especial chama atenção para a prematuridade

Cuidados maternos e neonatais são temas da campanha deste ano.

18/11/2024 18:42 - Atualizado há 10 horas atrás
Foto colorida na horizontal do edifício-sede do STF iluminado na cor roxa. Foto noturna. Foto: Antonio Augusto/STF

Até o próximo sábado (23), o edifício-sede do STF estará iluminado em apoio à campanha Novembro Roxo. O objetivo é alertar a sociedade para a importância de prevenir nascimentos prematuros, por meio do acompanhamento adequado às gestantes, e do cuidado especializado aos recém-nascidos.

A iluminação especial começou no domingo (17), data em que é celebrado o Dia Mundial da Prematuridade.

São considerados bebês prematuros extremos os que nascem antes de 28 semanas (seis meses); muito prematuros, entre 28 e 31 semanas (sete meses); e prematuros moderados os que nascem entre 31 e 36 semanas (oito meses).

A prematuridade pode ser motivo de complicações, como problemas pulmonares, deficiências motoras, infecções respiratórias crônicas, doenças cardiovasculares, diabetes e ocasionar problemas de aprendizagem ou comportamentais. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, um a cada 10 nascimentos acontece antes das 37 semanas de gestação. O país está entre os 10 com maior número de partos prematuros no mundo.

(Pedro Scartezini/AL)

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.