STF na Escola: público infantojuvenil do 4º Flitabira conhece o projeto escolar do Tribunal da Constituição
Juíza-ouvidora falou sobre o Supremo, a Constituição e a democracia para estudantes no Festival Literário Internacional de Itabira (MG)
“Vocês sabiam que criança também tem direitos?” – com histórias lúdicas, metáforas e linguagem simples, a juíza-ouvidora do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávia Martins, conduziu nesta quinta-feira (31) uma oficina infantojuvenil do 4º Festival Literário Internacional de Itabira, o Flitabira, que acontece na cidade mineira de Itabira.
Na plateia, 50 estudantes de escolas públicas, com idades entre 7 e 10 anos. Em pauta, temas da cidadania, o Estado Democrático de Direito, o trabalho dos Três Poderes e a Constituição Cidadã. “Hoje falamos sobre respeito, liberdade, direitos e deveres de um jeito fácil de entender, conectando a realidade das crianças dentro e fora da escola com valores democráticos”, destacou a ouvidora.
O aprendizado fora das salas de aula trouxe reflexões relevantes. Para a educadora infantil Márcia Siqueira, nunca é cedo para aprender sobre cidadania: “Valorizamos iniciativas como essa do STF, que trabalham a consciência cidadã, abordando os contextos da infância com leveza e criatividade”. Para a aluna Valentina Silva, de 8 anos, se ser cidadã é ter direitos e deveres, todo mundo tem que fazer a sua parte: “Hoje aprendi que a hora de ir para a escola e fazer o dever são regras do jogo que a tia explicou, a democracia”.
Pela manhã, Flávia Martins esteve com 44 estudantes, com idades de 12 a 14 anos, da Escola Municipal Marina Bragança. O aprendizado sobre como transformar a realidade por meio da educação e do acesso a direitos foi sucedido por um chamado: “Temos 11 ministros no Supremo, mas para proteger nossos direitos fundamentais precisamos de toda a população, e isso quem está aqui. Sabendo disso, a partir de hoje vocês também se tornam defensoras e defensores da Constituição”.
STF na Flitabira
Na quarta-feira (30/10), 120 estudantes do Colégio Colégio Municipal Professora Didi Andrade acompanharam três palestras do projeto STF na Escola. E neste sábado (2/11), a ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia também participa da quarta edição do Festival Literário Internacional de Itabira, como oradora do Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano.
STF na Escola
A iniciativa tem o objetivo de explicar o papel da Suprema Corte, da Constituição Federal e da democracia. Tem como público-alvo estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas e duas possibilidades: representantes do STF vão até as escolas, para explicarem o funcionamento dos Poderes e do Judiciário; ou grupos de estudantes visita o Tribunal, para conhecerem as instalações e a história da Corte, além de assistirem ao início da sessão de julgamento no Plenário. Acesse agora a página do projeto para conhecer seus jogos on-line e solicitar a participação da sua escola!
(Fábia Galvão/GG)