STF na Escola: presidente do Tribunal conversa com 120 alunos do Sesi de São Bernardo (SP)
Ministro Luís Roberto Barroso falou sobre história, cidadania e democracia a jovens do Ensino Médio em projeto que tem parceria da Fiesp e do Supremo.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, fez palestra motivacional nesta quarta-feira (23), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a 120 alunos de ensino médio do Sesi de São Bernardo do Campo.
A palestra faz parte do projeto “Papo Supremo”, reflexões entre jovens do Sesi-SP e ministros do STF, que pretende trazer os magistrados para dialogar com os alunos sobre história, cidadania e democracia. Trata-se de uma parceria entre a Fiesp e o Supremo, no âmbito do projeto STF na Escola, que visa difundir conceitos sobre direitos e deveres previstos na Constituição.
No início do evento, o ministro assistiu a uma apresentação da escola pela professora indígena Tania Magali Santos, que leciona história no Sesi São Bernardo, e pelas alunas do 3º ano do ensino médio Maria Eduarda e Natália.
Em sua palestra, o presidente do STF falou sobre como os cidadãos devem agir em sua vida, com respeito ao próximo e em busca de aprender e de ser cada vez melhor. “Que você seja a melhor versão de si mesmo, isso é a melhor expressão da felicidade”, afirmou o ministro.
Barroso também falou sobre preocupações do mundo atual, como a manutenção da democracia, a revolução tecnológica e as mudanças climáticas. “É muito complicado negociar com quem não quer ouvir, com quem não quer ajudar. Mas é muito melhor do que ditaduras. Ditaduras vêm com intolerância, presos políticos, torturas, exilados.”
Sobre a evolução da inteligência artificial, o ministro afirmou aos jovens que é preciso garantir que essas mudanças estejam dentro de uma trilha ética. A respeito das mudanças climáticas, Barroso lembrou que a geração atual precisa cuidar do mundo por sua própria existência. “O mundo está passando por um momento perigoso, que exige ação. (…) A natureza está avisando a todos nós que alguma coisa errada está acontecendo, e precisamos ser capazes de atuar numa transformação energética para impedir que o planeta seja destruído”, frisou.
O ministro Barroso respondeu a uma pergunta feita pelos alunos, sobre como o Supremo Tribunal Federal pode ser indutor das ações afirmativas no combate a desigualdades na educação básica. O presidente explicou que foram tomadas decisões ao longo dos últimos anos para inclusão racial e mencionou que o Conselho Nacional de Justiça tem concedido bolsas de estudo a jovens negros que querem concorrer à magistratura.
Veja abaixo fotos do evento: