“Diálogos com o Supremo” recebe professores da Faculdade de Direito da Sorbonne (França)

Evento será nesta quarta (30), às 15h, e está com inscrições abertas.

30/10/2024 10:00 - Atualizado há 2 meses atrás
Card na posição horizontal com o texto Diálogos com o Supremo

A professora Agnès Roblot-Troizier e os professores Dominique Rousseau e Xavier Philippe, da Faculdade de Direito da Sorbonne, na França, participarão, nesta quarta-feira (30), às 15h, do “Diálogos com o Supremo”. O projeto do Supremo Tribunal Federal (STF) visa difundir o conhecimento jurídico sobre temas relevantes e atuais, por meio de palestras e exposições.

Os ministros Gilmar Mendes e Edson Fachin participarão da aula, que será apresentada na sala de sessões da Segunda Turma. As inscrições estão disponíveis aqui. É necessária inscrição prévia para participação no evento. O evento também terá transmissão ao vivo pelo canal do STF no Youtube.

Palestrantes

Diretora da Faculdade de Direito e professora de direito público da Sorbonne, Agnès Roblot-Troizier falará sobre os paradoxos da concepção francesa de justiça constitucional. Direito constitucional contencioso, contencioso administrativo e liberdades fundamentais são suas áreas de atuação.

Dominique Rousseau, professor emérito da Faculdade de Direito da Sorbonne, membro honorário do Instituto Universitário da França e integrante da Corte Constitucional de Andorra, discutirá se a deferência jurisdicional é ou não um comportamento contrário ao Estado de Direito. Sua obra aborda principalmente a análise da democracia representativa e sua conformação jurídica, com especial atenção ao tema da legitimidade democrática dos tribunais supremos e cortes constitucionais.

O professor de direito constitucional, justiça transicional e direito internacional humanitário e penal Xavier Philippe apresentará a palestra “Justiça Constitucional: nem uma câmara de eco para as tendências da opinião pública, nem uma câmara de apelação para as escolhas feitas pelo Parlamento”. Os temas pesquisados por ele são relacionados aos direitos constitucionais estrangeiros, a justiça constitucional comparada, as comissões da verdade e de reconciliação e as jurisdições penais especiais, entre outros.

Para acessar a transmissão na data do evento, clique aqui.

(Edilene Cordeiro//CF)

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.