Setembro Verde: veja os destaques da campanha de acessibilidade e combate ao capacitismo

30/09/2024 12:11 - Atualizado há 2 meses atrás
Ilustração com o fundo rosa escrito setembro verde mês dos direitos das pessoas com deficiência. Abaixo listras em diagonnal nas cores rosa, laranja, branca, azul e verde. Á direita uma criança sorridente em uma cadeira de rodas. Ilustração com o fundo rosa escrito setembro verde mês dos direitos das pessoas com deficiência. Abaixo listras em diagonnal nas cores rosa, laranja, branca, azul e verde. Á direita uma criança sorridente em uma cadeira de rodas.

O Tribunal promoveu um conjunto de ações dedicadas à conscientização sobre acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência durante a campanha do Setembro Verde. Nova página temática no portal, exposição fotográfica de Bruno Moura, palestra da ex-ginasta olímpica Laís Souza, série sobre linguagem anticapacitismo, matérias especiais estão entre os destaques.

Coordenadas pelas Secretarias de Relações com a Sociedade (SRS), Gestão de Pessoas (SGP) e Comunicação Social (SCO), as ações tinham ainda o objetivo fortalecer a inclusão e promover o diálogo sobre a importância da acessibilidade nos espaços físicos e digitais.

Anticapacitismo

A linguagem anticapacitista ganhou formato de microaprendizado, com conteúdo informativo distribuído em quatro banners, enviados aos públicos internos do Tribunal, às terças-feiras, pelo Painel do Teams. Confira imagens no carrossel abaixo.

Os conteúdos destacam a importância da inclusão e da acessibilidade, além de promover reflexões sobre atitudes capacitistas e a necessidade de mudar a forma como as pessoas com deficiência são percebidas na sociedade.

Inclui também a divulgação de frases capacitistas com alternativas mais inclusivas e a promoção de eventos que incentivam o diálogo sobre como cada pessoa pode contribuir para um ambiente mais acessível e respeitoso.

A série também traz exemplos práticos de capacitismo e orienta como repensar essas atitudes, reforçando o compromisso do STF em garantir um ambiente inclusivo para todos.

Série anticapacitista
Ilustração na cor verde escrito setembro verde mês dos direitos das pessoas com deficiência. Listras na diagonal nas cores rosa, laranja, branca, azul, verde e azul escuro. Ao lado uma mulher deficiente física de cabelos pretos, pele clara, óculos redondos, blusa listrada azul e branca. Á direita quadros amarelos com o significado de capacitismo e exemplos como "olha, ele é cadeirante e até trabalha".
Ilustração com fundo rosa com caixas de textos na cor amarela escrito expressões capacitistas reforçam estigmas negativos da pessoas com deficiência com intenção de ofender alguém. Abaixo mais caixas de textos dando exemplo de como não usar frases capacitistas. E escrito Essa atitude ajuda a criar um ambiente mais respeitoso e inclusivo. Se liga porque deficiÊncia não é adjetivo. Vamos melhorar o jeito de falar? #ficaadica. Ao lado uma mulher com deficiência física e escrito setembro verde mês dos direitos das pessoas com deficiência.
Ilustração com fundo verde escrito Atitude capacitistas para você repensar!. Abaixo listras diagonais nas cores rosa, laranja, branco, azul, verde e azul escuro. Á direita um homem negro, passando as mãos sobre um livro se referindo o braile. Acima escrito setembro verde mês dos direitos das pessoas com deficiência.
Ilustração com o fundo azul escrito setembro verde mês dos direitos das pessoas com deficiência. Abaixo uma mulher mexendo no computador com uma prótese mecânica. Á direita escrita o que fazer para ser anticapacitista.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.