Imagens produzidas pelo primeiro fotógrafo com síndrome de Down do STF são exibidas em mostra

10/09/2024 14:20 - Atualizado há 3 meses atrás
Foto colorida em posição retrato mostra homem jovem sorrindo e segurando uma câmera fotográfica. Ele é Bruno Moura. Ele veste paletó e calça pretos e uma blusa branca por dentro. Foto: Gustavo Moreno/STF

Uma exposição com 20 fotos produzidas por Bruno Moura, primeiro fotógrafo com síndrome de Down do Supremo Tribunal Federal (STF), será inaugurada na próxima quarta-feira (11) pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso. Com o nome “STF pelos meus olhos”, a mostra reúne as imagens captadas por Bruno com apoio e supervisão dos fotógrafos que compõem a equipe de Fotografia do Supremo.

 As fotografias revelam um olhar de sensibilidade do Bruno para diversas instalações do Tribunal, captadas durante o seu cotidiano. O cenário do dia a dia dos servidores é retratado por uma perspectiva que valoriza cores, formas e luz. A exposição convida o visitante a enxergar os espaços pelas lentes do Bruno.

Visita e kits postais

É possível conferir a exposição até o dia 30 de outubro, nos horários em que são realizadas as visitações públicas ao Tribunal, no programa “STF de Portas Abertas”. Não é necessário fazer agendamentos nos fins de semana e nos feriados, quando o passeio é feito de hora em hora, das 10h às 16h. Já nos dias úteis, o visitante precisa agendar no site do STF nos seguintes dias e horários: segundas e sextas-feiras, às 9h30, às 10h45, às 14h ou às 15h30; terças, quartas e quintas-feiras, às 9h30 ou às 10h45.

Durante a visita ao STF, todos poderão adquirir na Livraria do Supremo kits de cartões postais com fotos da mostra de Bruno, além de kits com outras imagens do Tribunal captadas pela equipe de fotógrafos da Corte. O material estará à venda a partir do dia 11, quando será lançada a exposição, tanto no stand temporário da livraria que será instalado no local da mostra de Bruno, quanto no próprio espaço da livraria e no site.

O fotógrafo

Brasiliense de 22 anos, Bruno Moura estudou em escolas regulares no Distrito Federal e, após terminar o ensino médio, entrou em um programa de estágio que o preparou para o mercado de trabalho. Em abril de 2024, conseguiu seu primeiro emprego: o de fotógrafo no STF. Em sua rotina, Bruno conta com o apoio da equipe de fotógrafos do Supremo e de uma psicóloga, o que proporciona um ambiente de trabalho favorável para que possa explorar o seu potencial artístico e fotográfico.

Setembro Verde

A exposição “STF pelos meus olhos” é uma das ações da campanha Setembro Verde, promovida pelo STF para conscientização sobre acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência no Tribunal. 

Serviço

Exposição “STF pelos meus olhos”

Abertura: 11/9, às 13h30

Funcionamento: até 30/10, mediante agendamento

Local: Hall do Museu Ministro Sepúlveda Pertence, no Supremo Tribunal Federal

Entrada gratuita

(Edilene Cordeiro//CF)

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.