TV Justiça: reportagens sobre tráfico de pessoas são destaque no Jornal da Justiça

A série de reportagens será exibida a partir das 18h, na TV Justiça e no canal da emissora no YouTube.

30/07/2024 12:17 - Atualizado há 2 meses atrás
Foto que sugere uma mulher sendo entregue a outra pessoa em troca de dinheiro Foto: Gil Ferreira/CNJ

O Jornal da Justiça desta terça-feira (30) vai exibir duas reportagens sobre o tema, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas. A primeira mostra a Campanha de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, lançado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), e o balanço da Polícia Federal das ações de combate a esse crime no último ano. A reportagem mostra também um estudo de uma pesquisadora de Roraima sobre a exploração da mão de obra dos migrantes que estão sendo traficados aqui no Brasil para trabalhar em colheitas e confecções.

A outra matéria, do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (BA), conta a história de Luís Henrique Góes, trabalhador baiano que aceitou uma proposta de emprego para colher uvas em Bento Gonçalves (RS), mas a suposta oportunidade se revelou um trabalho análogo à escravidão. Junto com outras 209 pessoas, Luís enfrentava jornadas exaustivas de até 18 horas, sem condições adequadas para alimentação e descanso, e sofria coerção com armas de choque e de fogo. A matéria mostra também que, em 2024, 76 trabalhadores baianos foram resgatados de situações semelhantes e fala da campanha Coração Azul, promovida pelo TRT da Bahia e pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, para combater o tráfico de pessoas.

Assista à reportagem a partir das 18h no nosso canal do YouTube. Acompanhe aqui.

Confira também:

Saber Direito – 29/7 a 4/8, às 8h
O professor Thiago Jabur apresenta um curso de Direito Empresarial em que aborda os direitos e deveres dos empresários, além de apresentar características dos diferentes tipos de sociedade existentes no Brasil.
Assista aqui.

Série Cortes Supremas – 1/8, às 18h

A TV Justiça e a Rádio Justiça estrearam a série “Cortes Supremas”, que mostra como funciona o Judiciário em seis países que fazem parte do G-20, grupo de cooperação internacional formado pelas maiores economias do mundo. São eles: Reino Unido, Austrália, Canadá, França, México e Índia. Os episódios são exibidos todas as quartas-feiras na TV, no Jornal da Justiça, que vai ao ar às 18h, e também no jornal da Rádio Justiça, às quintas-feiras, ao meio-dia.
Assista aqui aos episódios que já foram ao ar.

Documentário – 2/8, às 12h30

O documentário “Justiça Humana” mostra o que motiva os magistrados a buscarem novas formas de agir, de que forma isso tem sido incentivado e como influencia na vida de quem busca o Judiciário. Conheça a história de juízes que demonstram que a Justiça brasileira tem ações humanizadas. Assista aqui.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.