Exposição no STF com ilustrações do artista Toninho Euzébio termina neste domingo (30)
Mostra mescla personagens icônicos como Mestre Yoda com fotos da Suprema Corte.
Quem desejar conhecer o Supremo de uma forma diferente poderá visitar a exposição “64 anos de STF em Brasília” até este domingo (30). A mostra, assinada pelo artista visual goiano Toninho Euzébio, está instalada no espaço Museu Ministro Sepúlveda Pertence. Com entrada gratuita, a visitação deve ser agendada previamente pelo público externo. Para agendar, clique aqui.
Mostra
Ao todo, são 12 composições visuais formadas a partir das ilustrações do artista sobrepostas a fotos do prédio e espaços internos da Corte. A exposição foi inaugurada em 18 de abril pelo presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso. “As gravuras se fundem com os traços de Oscar Niemeyer para celebrar a Justiça e algumas figuras históricas e simbólicas do Brasil e do mundo”, comentou Barroso.
Trajetória
Ao longo de toda a carreira, essa foi a primeira vez que Toninho Euzébio produziu um trabalho voltado exclusivamente para o Judiciário. De acordo com ele, a “exposição foi desafiadora por ter que criar trabalhos a partir de um tema único”. Com um processo criativo distinto do que costuma adotar, o artista circulou pelo Tribunal por duas semanas para reunir informações e buscar locais que poderiam servir de inspiração para a criação artística.
Natural de Goiânia, Antônio Euzébio cresceu em Brasília, onde mora desde o início da década de 1970. Publicitário, atuou em agências como diretor de arte e diretor de criação por 30 anos. Reconhecido na internet pelas ilustrações que faz há 10 anos, já apresentou trabalhos em Nova York, no Estados Unidos, e em Zurique, na Suíça.
Serviço
O quê: Exposição 64 anos de STF em Brasília
Onde: Museu Ministro Sepúlveda Pertence do Supremo Tribunal Federal
Duração: até domingo, 30 de junho
Dia e horário de visitação: segunda a domingo, com agendamento prévio
Entrada: gratuita