Advogado ganha liminar para depor na CPI dos Bingos nesta quinta-feira

30/11/2005 19:43 - Atualizado há 12 meses atrás

Convocado para depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos nesta quinta-feira, às 10h30, o advogado Walter Santos Neto obteve liminar do Supremo. O ministro Sepúlveda Pertence deferiu a cautelar (HC 87321) para garantir a Santos Neto o direito de  permanecer calado para evitar qualquer tipo de auto-incriminação sem que seja preso ou ameaçado de prisão. A medida também garante ao depoente a assistência de advogado.

Sepúlveda Pertence disse que a jurisprudência do Supremo é no sentido de garantir às testemunhas, e não apenas aos indiciados que venham a depor em CPIs, o direito constitucional contra a auto-incriminação e, conseqüentemente, “o direito ao silêncio, ante perguntas de cuja resposta possa resultar prova contra o depoente”. Assim, determinou que seja comunicada ao presidente da CPI dos Bingos, senador Efraim Moraes (PFL/PB), o deferimento da liminar.

FV/AR

Leia mais:

28/11/2005 – 19:25 – Advogado pede habeas corpus para depor na CPI dos Bingos


Sepúlveda Pertence, relator (cópia em alta resolução)

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.