Pedido do Estado do Rio de Janeiro sobre verba do metrô é arquivado pelo Supremo

18/08/2005 16:58 - Atualizado há 12 meses atrás

O ministro Marco Aurélio, do Supremo, mandou arquivar Reclamação (RCL 3660) ajuizada pelo Estado do Rio de Janeiro. O pedido era no sentido de que o Estado fosse retirado do Cadastro de Inadimplentes do Registro de Operações de Crédito com o Setor Público (Cadip). Também requeria que as autoridades da União Federal, bem como o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), determinassem o repasse das verbas retidas referentes ao contrato de financiamento para obras do metrô nos bairros de Copacabana e Ipanema.


O ministro afirmou, na decisão, que o objeto da reclamação já tem decisões proferidas liminarmente a favor do Estado do Rio de Janeiro em processos que estão em curso no Supremo Tribunal Federal (AC 231 e RCL 3281). Assim, decidiu Marco Aurélio, “tratando-se da concretude de pronunciamentos do Supremo formalizados em processos que nele ainda estão a tramitar, o desrespeito não enseja o surgimento de mais um processo, emperrando a máquina judiciária”.


BB/CG


Leia mais:


08/08/2005 – 17:58 – Rio de Janeiro pede repasse de verbas para obras de metrô


02/04/2004 – 19:03 – STF determina que União se abstenha de reter receitas do Fundo de Combate à Pobreza do Rio



Marco Aurélio arquiva reclamação (cópia em alta resolução)

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.