Velloso envia oficio a secretário de segurança do Pará requerendo Inquérito envolvendo Jader
O ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Velloso determinou hoje (20/09) que o Secretário de Segurança Pública do Pará envie os autos do Inquérito Policial nº 900765644, que apurou irregularidades na emissão de cheques administrativos do Banpará.
Em seu despacho, o ministro Carlos Velloso ressalta que os autos estariam arquivados, possivelmente, na Delegacia de Ordem Social, onde tramitou, e determina que esses autos sejam encaminhados com urgência ao Supremo.
O ministro Carlos Velloso é o relator no STF do inquérito (INQ-1769) que investiga os desvios de verbas do Banco do Estado do Pará, que teriam beneficiado o senador Jader Barbalho (PMDB/PA), segundo a Procuradoria Geral da República.
A Procuradoria Geral da República é responsável pelo pedido de quebra do sigilo bancário do senador Jader Barbalho – no período de 1o de janeiro de 1984 a 30 de junho de 1990, pelo suposto envolvimento dele no caso Banpará.
O ministro Carlos Velloso é relator ainda do Inquérito (INQ-1763) que apura o suposto envolvimento do senador Jader Barbalho na venda irregular de Títulos da Dívida Agrária (TDAs).