Jobim recebe visita do presidente da República de Botsuana

26/07/2005 18:56 - Atualizado há 12 meses atrás

Durante a tarde de hoje (26/7), no Salão Nobre do Supremo Tribunal Federal, o presidente da Corte, ministro Nelson Jobim, recebeu o presidente da República de Botsuana, Festus Mogae, que visita oficialmente o Brasil.


Na audiência, eles trocaram informações sobre a Justiça dos dois países. Jobim falou sobre o funcionamento e a estrutura do sistema judiciário brasileiro, bem como a composição da Corte e o processo de nomeação dos ministros do Supremo. O presidente Nelson Jobim explicou a Mogae que o Supremo é uma Corte Constitucional e tem a competência de suspender leis contrárias à Constituição. Reforma do Judiciário, cultura e religião foram alguns assuntos também comentados na reunião.


Ao final do encontro, o ministro ofereceu ao presidente botsuanês um exemplar da Constituição Federal brasileira e uma medalha de honra do Poder Judiciário. “Espero que o Brasil possa estreitar relações com Botsuana”, afirmou Jobim. Também participaram da audiência o ministro Cezar Peluso e o procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza. 


A República de Botsuana está localizada na região sul do continente africano, entre Zimbábue, Namíbia e África do Sul. Ex-colônia britânica, Botsuana conquistou sua independência em 1966. A atividade econômica mais importante é a mineração, sendo o país o terceiro maior produtor mundial de diamantes. 


EC/AR



Jobim recebe o presidente botsuanês no Salão Nobre (cópia em alta resolução)

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.