Irmãos da freira Dorothy Stang se encontram com o presidente do Supremo, em Washington
Dois irmãos da freira norte-americana Dorothy Stang se encontraram na noite de ontem(22) com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Nelson Jobim, na embaixada brasileira, em Washington. Na oportunidade, eles entregaram ao ministro documentos relativos ao assassinato de Dorothy, ocorrido em 12 de fevereiro deste ano, em Anapu(PA), e reafirmaram o entendimento de que o crime deve ser julgado pela Justiça Federal. O encontro não estava previsto na agenda do ministro Jobim, que nesta segunda-feira começou a cumprir uma série de compromissos na capital norte-americana.
Quatro pessoas foram formalmente denunciadas pelo assassinato da missionária. No dia 04 de março, o procurador-geral da República, Claudio Fonteles, solicitou a federalização das investigações. O assunto vai ser decidido pelo Superior Tribunal de Justiça.
No encontro de ontem, o ministro Jobim se comprometeu a enviar os documentos ao ministro Arnaldo Lima, relator do pedido de federalização, no STJ. Jobim também argumentou que a importância e o caráter internacional do caso o fazem crer que o STJ decidirá o mais rapidamente possível sobre o pedido de federalização. O presidente do Supremo também lembrou que recentemente foram criadas novas varas da Justiça Federal, uma delas no muncípio de Altamira, que tem jurisdição sobre Anapu.