Jobim fala no encerramento do seminário

“Cabe a nós conduzir o processo judiciário brasileiro”, declarou o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Nelson Jobim, durante o encerramento das atividades do seminário “A Justiça em Números – Indicadores Estatísticos do Poder Judiciário Brasileiro”, na tarde desta sexta-feira.
Segundo ele, um dos objetivos do Judiciário é fazer com que uma ação, ajuizada em qualquer lugar do país, possa ser digitalizada e automaticamente lançada no sistema, de forma que os Tribunais de Justiça da região, entre outros órgãos, contem com essa demanda. “Dessa forma, teremos condições de avançar e conseguir estabelecer determinadas projeções, recorrendo e criando mecanismos administrativos que possam estar prontos para receber as demandas”, disse Jobim.
Para ele, é necessário que as assessorias possuam outros tipos de conhecimento além daqueles que são apenas eruditos do saber jurídico. Ele destaca que a assessoria da presidência do Supremo possui um economista, que faz análises de impactos, inclusive relacionados às decisões.
Ao final, agradeceu a todos os participantes do processo de levantamento de dados da Justiça. E ressaltou que já se começa a identificar as dificuldades a serem enfrentadas, a fim de estabelecer pautas mínimas de unir dados de informações dos tribunais. “Temos compromissos com a nação e teremos que caminhar para isso”, finalizou.
EC/EH
Jobim, presidente do STF (cópia em alta resolução)