STF automatiza emissão de certidões de distribuição negativas

Documento certifica se cidadão é parte de processo no Tribunal.

08/04/2024 18:49 - Atualizado há 7 meses atrás

Buscando facilitar o acesso à informação, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprimorou o serviço de emissão de certidões, disponível de forma gratuita em seu portal. A partir de agora, também é possível a emissão online de certidões de distribuição, caso sejam negativas. A novidade confere maior rapidez no atendimento ao cidadão.

Clique aqui para acessar a página de certidões do STF. 

No endereço eletrônico indicado é possível obter tanto certidões on-line, que são aquelas emitidas automaticamente, como também certidões cartorárias, que são elaboradas manualmente pela equipe responsável após solicitação por formulário eletrônico.

As certidões de distribuição negativas representavam mais de 70% das solicitações encaminhadas ao Tribunal. Assim, com a automação, otimiza-se o atendimento às demandas por certidões cartorárias.

Tipos de certidões

Além das certidões de distribuição, também podem ser obtidas de forma online as certidões de objeto e pé e as de antecedentes para fins eleitorais. Com isso, a maioria das certidões emitidas pelo STF passa a ser automatizada.

As certidões cartorárias de antecedentes criminais e de atuação de advogado no STF permanecem sendo disponibilizadas aos interessados após solicitação mediante formulário eletrônico.

Parceria

A iniciativa foi desenvolvida pela Secretaria Judiciária (SEJ) em parceria com a Secretaria de Tecnologia e Inovação (STI).

Conheça a carta de serviços do STF clicando aqui.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.