Príncipes de Astúrias visitam o Supremo

Os príncipes de Astúrias, dom Felipe de Borbón e dona Letizia Ortiz, foram recebidos na tarde desta quarta-feira pelos ministros do Supremo. O encontro ocorreu no Salão Nobre, em mais uma etapa da visita de caráter político e empresarial que os chefes do principado espanhol realizam ao Brasil.
Durante a visita, Dom Felipe revelou estar encantado com a recepção que está tendo no Brasil. “Esta visita é um motivo de grande orgulho para nós”, declarou. O ministro Sepúlveda Pertence explicou as funções do Supremo e Jobim falou sobre o sistema de escolha de ministros e a história da Corte Suprema.
Dom Felipe e Jobim conversaram sobre as mudanças causadas pela reforma do Judiciário e as relações do STF com outros tribunais superiores da América Latina. “A visita do príncipe é importante tendo em vista as circunstâncias das relações do Brasil com a Espanha, inclusive a relação do Supremo Tribunal Federal com o Tribunal Constitucional Espanhol. Isso demonstra a necessidade brutal de integração da América Latina e da América espanhola com a América portuguesa”, afirmou Jobim.
No final da conversa, o presidente do Supremo destacou o potencial que o Brasil tem de crescimento. “Somos um país de dimensões continentais, com 170 milhões de habitantes, em que todos falam a mesma língua e têm os mesmos interesses”, disse Jobim. O ministro explicou que não existem conflitos entre grupos no país. “O Brasil tem um modelo de tolerância”, concluiu Nelson Jobim.
Os príncipes das Astúrias já visitaram os presidentes da República, do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. Dom Felipe de Borbón e Dona Letizia Ortiz ainda vão visitar São Paulo e Salvador.
SJ/CG,FV
Príncipes de Astúrias são recebidos por Jobim e esposa (cópia em alta resolução)
Ministros do Supremo participam do encontro (cópia em alta resolução)