Supremo envia processo de traficante internacional para STJ
Foi negado seguimento, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ao Habeas Corpus (HC 85367) impetrado em favor do empresário Paul Lir Alexander, naturalizado brasileiro. Ele é acusado de envolvimento com o tráfico internacional de drogas e está preso em Miami, nos Estados Unidos.
A ministra Ellen Gracie diz estar afastada a competência originária do STF para analisar o pedido, já que os órgãos apontados como supostos coatores na ação – Tribunal Regional Federal da 1ª Região e Juiz Federal da 9ª Vara Federal da Seção Judiciária de Belo Horizonte (MG) – não são Tribunais Superiores. Ao negar seguimento ao HC, o exame da liminar ficou prejudicado.
Ellen Gracie determinou o encaminhamento dos autos ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que é o órgão competente para julgar a questão.
Paul Lir já foi condenado, nos Estados Unidos, por realizar importação e distribuição de drogas e também responde a processo criminal no Brasil. Ele pedia a revogação de sua prisão preventiva decretada pela justiça brasileira.
FV/RR
Leia mais:
04/01/2005 – 16:18 – Traficante internacional pede Habeas Corpus no Supremo