Direto do Plenário: recomeça discussão sobre creditamento de IPI

15/12/2004 14:17 - Atualizado há 12 meses atrás

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) acaba de retomar julgamento em que se discute se empresas têm ou não direito a compensar IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) incidente sobre matérias-primas adquiridas com alíquota zero do imposto e sobre insumos não-tributados.


Até o momento, o julgamento do Recurso Extraordinário 353.657 é favorável à União, que tenta reverter decisão da Justiça Federal que deu direito às empresas de creditar o IPI. O placar, no momento, é de quatro votos – Marco Aurélio (relator), Eros Grau, Joaquim Barbosa e Carlos Ayres Britto – a dois – Nelson Jobim e Cezar Peluso.


Além do ministro Gilmar Mendes, que profere agora sua decisão, faltam votar quatro ministros: Ellen Gracie, Carlos Velloso, Celso de Mello e Sepúlveda Pertence.


Leia mais:
15/09/2004 – 20:20 – Gilmar Mendes pede vista e suspende julgamento sobre IPI

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.