Presidente do Vietnã visita STF

O presidente da República Socialista do Vietnã, Tran Duc Luong, visitou na tarde de hoje (17/11) o Supremo Tribunal Federal, acompanhado de sua comitiva. Ele agradeceu a oportunidade de conhecer o STF e manifestou a esperança de poder estabelecer uma futura relação de cooperação com o Brasil. Luong foi recebido pelos ministros da Corte e pelo embaixador do Brasil no Vietnã, Alcides Prates. A segunda visita oficial de um presidente vietnamita ao Brasil marca também os 15 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
Durante o encontro com o presidente do STF, ministro Nelson Jobim, Luong contou como funciona o Poder Judiciário vietnamita e quis saber como os ministros do Supremo são escolhidos. Jobim comentou sobre o funcionamento do sistema judiciário brasileiro e considerou o estreitamento bilateral em todos os poderes fundamental para o fortalecimento dos dois países. O ministro também aceitou o convite para retribuir a visita ao Vietnã.
Jobim declarou que apesar de o Brasil e o Vietnã possuírem histórias diferentes, um interesse é comum aos dois países. “As culturas têm tradições distintas, mas interesses iguais, ou seja, o bem-estar da população”. Após a conversa, o presidente vietnamita assinou o livro de visitas e recebeu uma cópia da Constituição Federal brasileira e uma medalha do Tribunal.
BF/EH
Jobim e presidente do Vietnã se cumprimentam (cópia em alta resolução).
Ministros do STF conversam com Tran Duc Luong (cópia em alta resolução).
Tran Duc Luong e presidente do STF (cópia em alta resolução).