Presidente da OAB apresenta campanha no Supremo

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, reuniu-se nesta terça-feira com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Nelson Jobim, para apresentar a Campanha Nacional de Defesa e Valorização da Advocacia. A idéia é proteger e preservar as prerrogativas dos advogados estabelecidas pela Constituição Federal (artigo 133) e o Estatuto da Advocacia e da OAB (8.906/94).
De acordo com Busato, escritórios de advogados têm sido invadidos pela polícia por meio de ordens judiciais injustas, o que afronta a dignidade do cidadão. “Dados sigilosos que o cliente confia a um advogado devem ser respeitados e preservados, a não ser que haja indícios fortes de que o advogado esteja escondendo provas de algum crime”, disse Busato. Ainda segundo o presidente da OAB, manter essas prerrogativas não é um direito do advogado, mas um dever. “Sem uma advocacia livre, independente e que realmente tenha segurança, o cliente perde muito da sua condição de cidadão brasileiro”, declarou.
A campanha será lançada oficialmente nesta quarta-feira (22/9), às 10h, na sede do Conselho Federal da Ordem, com transmissão ao vivo para todo o país pela TV OAB (www.oab.org.br). “Faremos uma manifestação aos advogados tentando explicar exatamente a finalidade desta campanha. E, a partir daí, esperamos que cada advogado seja um difusor desta idéia e mostre à sociedade brasileira, através de fatos concretos, o que é importante dentro das prerrogativas do advogado”, concluiu o presidente da OAB.
SJ/BB
Roberto Busato apresenta a campanha ao ministro Jobim (cópia em alta resolução)