Gilmar Mendes toma posse como ministro do TSE

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, tomou posse no início da noite de hoje (29/6) como ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral. Breve e sem discursos, conforme a tradição, a solenidade foi realizada no Plenário do TSE. Gilmar Mendes ocupa a vaga deixada pela ministra Ellen Gracie, que assumiu a vice-presidência do Supremo no dia 3 de junho. Desde o ano passado, Mendes atuava como ministro substituto no TSE. O mandato no cargo de ministro efetivo é de dois anos.
Foram convidadas 250 pessoas entre familiares, ministros de Tribunais Superiores e parlamentares. Estavam presentes à cerimônia todos os ministros do STF, o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Edson Vidigal, o advogado-geral da União, Álvaro Ribeiro da Costa, o presidente do Senado Federal, José Sarney, o ministro aposentado do STF Maurício Corrêa, entre outros representantes do Poder Público.
O TSE é composto por sete ministros. Três do Supremo Tribunal Federal, dois do Superior Tribunal de Justiça e dois advogados. Compõem atualmente a Corte os ministros Sepúlveda Pertence (STF) – presidente, Carlos Velloso (STF) – vice-presidente, Peçanha Martins (STJ) – corregedor, Humberto Gomes de Barros (STJ), Fernando Neves da Silva (Júri), Luiz Carlos Lopes Madeira (Júri).
Vice-presidente
Ainda durante a solenidade, os sete ministros integrantes do TSE votaram, em uma urna eletrônica, e escolheram o ministro Carlos Velloso para ocupar o cargo de vice-presidente da Corte. Os ministros Gilmar Mendes e Carlos Velloso receberam os cumprimentos no Salão Vermelho do Tribunal.
Julgamento importante
Depois da posse, o ministro participou de importante julgamento em que foi apreciado o Recurso Especial (21320) sobre o pedido de cassação do governador de Roraima, Flamarion Portela, por supostos crimes eleitorais na campanha à reeleição de 2002.
Gilmar Mendes: ministro do TSE (cópia em alta resolução)
Carlos Velloso:eleito vice-presidente do TSE (cópia em alta resolução)
EC/SS