Redes sociais do STF têm mais de 3,6 milhões de seguidores
O canal oficial no WhatsApp é a mais nova forma de comunicação do Tribunal.
Instagram, Facebook, YouTube, X (ex-Twitter), TikTok, Spotify, Flickr e WhatsApp. Por meio dessas redes sociais, o Supremo Tribunal Federal (STF) mantém comunicação direta com a sociedade, compartilhando informações sobre decisões e iniciativas do Tribunal que impactam diretamente a vida das pessoas. Juntos, esses perfis são seguidos por mais de 3,6 milhões de pessoas e, desde que foram lançados até dezembro de 2023, seus conteúdos já ultrapassaram 61 milhões de visualizações.
A mais nova ferramenta é o canal oficial do Tribunal no WhatsApp, lançado em novembro do ano passado. Entre as funcionalidades está a identificação do STF como fonte original dos conteúdos encaminhados, o que auxilia no combate à desinformação. Essa ferramenta só está disponível para sites verificados pelo aplicativo. Para seguir o canal, basta acessar este link.
Também pelo Whatsapp, o STF mantém desde 2022 um atendimento virtual que permite o acesso a serviços disponíveis no portal. O atendimento eletrônico está disponível pelo número 55 61 3217-3003 ou pelo link https://wa.me/556132173003.
Público
O X é o canal do STF com o maior número de seguidores (mais de 2,7 milhões) e, também, de visualizações: são 53,1 milhões de conteúdos vistos. Já o canal do Supremo no YouTube, no ar desde 2009, recebeu mais de 459 mil inscrições, e lá é possível acompanhar sessões plenárias e das Turmas, eventos online, audiências públicas, cerimônias de posse e outras solenidades transmitidas em tempo real. O STF foi a primeira Corte Suprema do mundo a ter um canal oficial nessa plataforma.
As páginas do Supremo no Facebook e no Instagram trazem, desde novembro de 2020, informações sobre o dia a dia da Corte, com as notícias mais relevantes sobre decisões e julgamentos, serviços, campanhas institucionais, história e curiosidades. O Instagram conta com 407 mil seguidores e acumula 3,29 milhões de visualizações desde que o canal foi criado. Já o Facebook tem 36 mil seguidores e mais 1,79 milhão de visualizações.
Prêmio
Em julho de 2021, o STF inovou ao divulgar seu perfil no TikTok, uma das redes sociais mais populares em todo o mundo. O projeto “STF no Tiktok” venceu o XX Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, na categoria Mídia Social. O prêmio é concedido anualmente pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), organização sem fins lucrativos voltada ao desenvolvimento de debates e ações para aproximar as instituições públicas do cidadão.
Podcast
No Spotify e outras plataformas de áudio, o STF divulga semanalmente o podcast Supremo na Semana, que traz um resumo das principais decisões do tribunal. No canal no Spotify é possível acompanhar, ainda, a íntegra sessões plenárias e das Turmas.
8 de janeiro
As redes sociais do STF tiveram papel importante na divulgação de postagens da campanha #DemocraciaInabalada, criada após os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Em maio do ano passado, o Museu Ministro Sepúlveda Pertence abrigou uma instalação com imagens e vídeos de registros da destruição e, em agosto, foram lançados um documentário e um livro sobre o tema. Todas essas ações sobre a reconstrução do Supremo após a invasão contaram com cobertura nas redes sociais.
EC//CF
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30/11/2023 – Supremo lança canal no WhatsApp
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