Biblioteca do STF sedia lançamento de obra em homenagem a Rui Geraldo Camargo Viana
O evento contou com a participação dos ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Edson Fachin.
Foi lançado na noite desta quarta-feira (13), na Biblioteca Victor Nunes Leal, do Supremo Tribunal Federal (STF), um livro em homenagem ao professor Rui Geraldo Camargo Viana, da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP). A obra reúne artigos dos ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Edson Fachin, de magistrados, professores, membros do Ministério Público, advogados, colegas de trabalho e ex-alunos do professor. Intitulado “Direitos da Personalidade – Reflexos nos Direitos Público e Privado”, o livro foi coordenado pelo ministro Toffoli, ex-aluno de Rui, e por Renato Kim Barbosa e Silvano Andrade do Bonfim.
Alegria de viver
Presente à cerimônia, o professor afirmou, num breve discurso, que fica feliz ao ver que suas lições fazem parte do cotidiano de alunos que aplicam o Direito em todas as partes do país. Para o ministro Dias Toffoli, responsável pela saudação ao mestre, o professor sempre foi conhecido pelo bom humor, pela alegria de viver, pela irreverência e por uma inteligência singular, características que encantavam seus alunos.
Magistério
Toffoli leu parte do discurso de posse de Rui Geraldo como docente da Faculdade do Largo de São Francisco, em março de 1997, em que ele afirmava que, no magistério, poderia disseminar o bom Direito, transmitindo suas ideias e seus ideais com liberdade para criar e propor reformas. Segundo ele, o professor é arauto da evolução jurídica e precursor das novas formulações legais. “Pois nós, alunos, estamos aqui a agradecer tanta generosidade, pois suas lições nos acompanham em todas as nossas trajetórias de vida”, disse Toffoli.
Temas
A obra, da Editora Almedina, aborda as recentes alterações legislativas, doutrinárias e jurisprudenciais sobre direitos da personalidade, como o nome da pessoa natural, a proteção de dados, a utilização abusiva das redes sociais, os transgêneros, a interrupção voluntária da gravidez e a violação do direito da personalidade dos detentos, entre outros temas.
VP//CF