Livro celebra 10 anos do ministro Luís Roberto Barroso no STF
O presidente do Tribunal também foi homenageado em uma edição da Revista da AGU.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, participou nesta terça-feira 912) do lançamento de publicações que retratam uma década de sua atuação no Tribunal. Publicado pela Editora Fórum, o livro “Direitos e Democracia – 10 anos do Ministro Luís Roberto Barroso no STF” é uma coletânea de artigos escritos por ministros, juristas nacionais e estrangeiros, assessores e ex-assessores que acompanharam a trajetória de Barroso no STF.
Compromissos
“Ao longo desses 10 anos, procurei manter o mesmo lema de quando era advogado, que é o de que tudo que é certo, justo e legítimo deve encontrar um caminho no Direito”, afirmou o ministro. Segundo ele, o STF deve ser capaz de interpretar a Constituição Federal a partir dos compromissos que a própria Constituição tem com o país e com a causa da humanidade.
Barroso ressaltou que os valores que o inspiram nessa jornada são basicamente três: a integridade, a civilidade e o idealismo. “O nosso compromisso, o meu e o dos meus colegas do Supremo, é um compromisso com a história, de fazer um futuro e um país melhores”, ressaltou. “A história é um caminho que se escolhe, e nós escolhemos o caminho de nos dedicarmos ao Brasil”.
Obra
A obra apresenta análises críticas, reflexões sobre contribuições e casos emblemáticos em que o homenageado atuou tanto no STF quanto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O livro foi coordenado pela secretária-geral do STF, Aline Osorio, pela secretária de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação do STF, Patrícia Perrone Campos Mello, e pela advogada Luna van Brussel Barroso.
Revista
No evento, também foi divulgada a Revista da Advocacia-Geral da União (AGU), com o título “Dossiê: Dez anos do ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal”. A publicação traz artigos científicos inéditos que retratam o legado do ministro para o Direito Constitucional brasileiro e sua atuação como magistrado.
O evento foi realizado no Pontão do Lago Sul, em Brasília.
EC//CF