STF recebe estudantes de programa de formação de lideranças da Universidade de Georgetown
O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, explicou ao grupo o funcionamento do Judiciário brasileiro.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, se encontrou, nesta terça-feira (7), com estudantes do Programa de Formação de Lideranças na América Latina da Universidade de Georgetown (EUA). O ministro explicou o funcionamento do Poder Judiciário brasileiro ao grupo, formado, em sua maioria, por servidores públicos, inclusive do Brasil.
Modelo
Barroso observou que a Constituição Federal de 1988 é muito abrangente, tratando de temas como seguridade social, meio ambiente e direitos de minorias, por exemplo. Assim, questões que em outros países são discutidas na esfera política, no Brasil precisam ser interpretadas pelo Supremo. Essa característica do texto constitucional e o fato de que as sessões de julgamento são todas televisionadas aumentam a visibilidade das decisões e dos integrantes da Corte.
Diversidade
Em relação à diversidade no Judiciário, o presidente do STF destacou que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu recentemente que, na promoção de integrantes da magistratura, deve ser observada a paridade de gênero. Frisou, ainda, que a legislação brasileira assegura a pessoas negras 20% das vagas em concursos públicos, inclusive na magistratura.
Após a palestra, o grupo participou de visita monitorada às instalações do STF.
PR//CF