Presidente do STF e do CNJ visita projeto social na Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos (SP)
Ministro Luís Roberto Barroso e equipe foram à sede da ONG Gerando Falcões, que visa substituir a extrema pobreza pela dignidade em comunidades de periferia.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, visitou nesta segunda-feira (6) o projeto social Gerando Falcões, desenvolvido na Favela dos Sonhos, comunidade da periferia de Ferraz de Vasconcelos, na região metropolitana de São Paulo.
Favela 3D
O projeto foi apresentado pelo empreendedor social Edu Lyra, CEO da ONG, que explicou que a missão da entidade é transformar a extrema pobreza em dignidade. Na comunidade, eles aplicam o conceito Favela 3D – digital, digna e desenvolvida. Eles atuam com a transformação de barracos em casas sustentáveis, além de dar acesso à internet e a tecnologias como energia solar aos moradores. Lyra explicou que a ONG recebe doações e passa por processos de auditoria.
Transformar vidas
O ministro Barroso conversou com moradoras locais, assistiu à apresentação do coral infantil do projeto e visitou algumas instalações da comunidade. Ele afirmou que, como chefe do Poder Judiciário, a visita ocorreu para jogar luz a um projeto da sociedade civil que pode transformar vidas e disse que é importante entender as necessidades das comunidades, como saneamento básico e a questão da titulação de terras.
Entender necessidades
“Meu projeto no Supremo é conversar com todos”, afirmou. “Eu converso com o agronegócio, com comunidades indígenas, com ambientalistas. A gente precisa conversar e compreender a realidade de quem mais precisa – portanto, as comunidades pobres. Entender as necessidades, ver o que a gente pode fazer para ajudar e, mais do que isso, para emancipar essas comunidades”.
Agenda comum
Para Edu Lyra, a visita do presidente do STF tem importância histórica de escuta e diálogo e de construção de agenda comum para superação da pobreza. “A gente está muito feliz de receber o ministro Barroso, feliz pela escuta dele, pela troca e feliz pelo Brasil que a gente pode construir.”
O presidente do STF visitou o local acompanhado da secretária-geral do CNJ, juíza Adriana Cruz, e da secretária-geral do STF, Aline Osorio.