Presidente do STF e ministros Fachin e Zanin recebem juiz da Corte de Haia
Professor japonês Yuji Iwasawa é juiz da Corte Internacional de Justiça, localizado em Haia, na Holanda, e está no Brasil.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, e os ministros Luiz Edson Fachin e Cristiano Zanin receberam nesta terça-feira (24) o juiz Yuji Iwasawa, da Corte Internacional de Justiça, localizada em Haia, na Holanda.
Também participaram Hayashi Tenji, embaixador do Japão no Brasil; Suzuki Takayuki, assessor jurídico da Embaixada do Japão no Brasil; Mao Kedoin, secretário de Assuntos Jurídicos da Embaixada do Japão no Brasil; e Masato Ninomiya, professor de Direito Internacional da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).
O grupo conversou sobre o funcionamento da Corte de Haia e sobre o perfil de temas tratados no colegiado, além de trocar experiências sobre as realidades brasileira e japonesa. Também comentaram demandas jurídicas relativas à mudança climática e aos direitos humanos apreciados pelas cortes internacionais.