Mulher do primeiro-ministro inglês e ministra Ellen discutem participação feminina nos tribunais superiores e internacionais
A ministra Ellen Gracie recebeu na manhã de hoje, segunda-feira, 30 de julho, a mulher do primeiro-ministro da Inglaterra, Cherie Booth. No encontro, que começou às 11h10 e durou cerca de 40 minutos, elas discutiram a importância de aumentar a participação feminina nos tribunais superiores nacionais e internacionais. Booth observou que hoje não há nenhuma mulher na Suprema Corte da Grã-Bretanha. Ela acompanha o marido, Tony Blair, na visita oficial de três dias ao Brasil. Advogada atuante, de grande prestígio na Inglaterra, ela manifestou desejo de conhecer a primeira mulher a fazer parte do Supremo Tribunal Federal.
A ministra Ellen ofereceu um exemplar da Constituição Brasileira, em edição especial, e recebeu da visitante um livro sobre a residência oficial do primeiro-ministro britânico, “10 Downing Street”. Depois da conversa, Cherie Booth conheceu as instalações do gabinete da ministra, visitou a biblioteca e o plenário do Supremo Tribunal Federal. Em seguida, as duas se dirigiram ao Palácio da Alvorada, para participar do almoço oferecido pelo presidente da República ao primeiro-ministro inglês.
Cherie Booth é advogada, especialista em Direito Público, Trabalhista e da Comunidade Européia. Formada pela London School of Economics, é membro honorário do corpo docente da Escola, da Open University, e reitora da Universidade John Moores, de Liverpool. Nascida em 1954, graduou-se em Direito em 1976. Desde 1995 pertence ao Queen´s Council, o grau mais alto da carreira de advogado na Grã-Bretanha, do qual fazem parte pouco mais de 50 profissionais. Cherie Booth e Tony Blair são casados desde 1980 e têm quatro filhos — Euan (nascido em 1984), Nicholas (1985), Kathryn (1988) e Leo (2000).